17 de março de 2014

CANAL DO SERTÃO: O SONHO PARECE ESTAR PRÓXIMO

A reportagem do blog Ouricuri Em Evidencia (o blog do Chico César), esteve acompanhando a comissão Pró Canal do Sertão na sede da CODEVASF na Cidade de Petrolina na sexta-feira (14), com o superintendente o Dr. João Bosco Lacerda.


A comissão esteve representada pelo seu Presidente o Sr. Antônio Fernando, o Presidente da CDL(Ouricuri) Assis Júnior, o Presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Ouricuri, o Sr. Ferrinho, o Bioquímico Cezar Rodrigues representando o LIONS, o Vice-Prefeito de Bodocó o Sr. João Jacó e os Vereadores de Ouricuri, Gildejânio Melo (Presidente da Câmara), Everaldo Valério e Cléber Cunha, além do vereador e Presidente da Câmara de Santa Cruz, o Sr. Zeneildo representando a Câmara do seu Município.

O blog, Na oportunidade conversamos com o superintendente o Dr. João Bosco, e perguntamos qual a importância dele estar recebendo a Comissão Pró Canal do sertão?

Dr. João Bosco disse que é muito importante voltar a discutir, o Canal do Sertão que a mais de 15anos que foi aberto essa discussão mais que não sabe qual o motivo que ficou parado todo esse tempo e agora estar sendo aberto novamente, para continuar em especial com essa disposição de todos os integrantes da comissão e que a CODEVASF vai dar total apoio e suporte que for possível para a realização dessa obra.

O blog, Perguntamos também se todo esse tempo que não se falava no Canal do Sertão tenha sido a falta de apoio político em nossa região, se os nossos representantes dormiram, e para o S.r o que aconteceu?

Dr. João Bosco, ele frisou que acha que foi uma acomodação geral, eu acho que todos nós paramos de discutir e não houve uma continuidade na discussão no Canal do Sertão, e a seca prolongada também fez com que agente acordasse e voltasse a sentir a necessidade dessa água do São Francisco para irrigação, porque como vinha tendo alguns anos com chuvas mais ou menos com certa normalidade agente não atinou para isso, agora com essa seca foi que todo mundo entendeu que realmente nós precisamos ter essa água do Canal do Sertão para desenvolvermos o Sertão do Araripe.

O blog,  qual diferencial dessa nova reformulação agora com 100 km do novo Canal do Sertão para com o projeto original?

Dr. João Bosco, o Canal original iria beneficiar em torno de 17 municípios e foi reduzido para seis nessa segunda formulação do Canal, e tava programado para chegar só até Santa Cruz, mais nós fizemos algumas articulações com o Presidente da CODEVASF em Brasília, e agente ta chegando a um entendimento de estender mais 100 km de Canal que possa atingir o município de Ouricuri onde agente possa irrigar mais dez mil equitares.

O blog, a região do Araripe pode receber uma extensão do escritório da CODEVASF em Ouricuri?

Dr. João Bosco, com certeza já está programado para ser instalado um escritório da CODEVASF em Ouricuri. Para receber todas as demandas da região do Araripe. 

Da redação do blog do Chico César(Ouricuri Em Evidencia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário