15 de janeiro de 2014

OAB vai lançar campanha de combate à corrupção eleitoral

Foto: Liniker Xavier/Divulgação
Pedro Henrique Reynaldo Alves é presidente da OAB/PE
De forma didática e acessível aos eleitores, a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) vai lançar, este ano, uma cartilha para orientar os cidadãos na hora do voto. Anunciada no ano passado, logo após a onda de protestos, em junho, o material vai compilar um pacote com propostas de combate à corrupção e melhoria dos serviços públicos. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) também vão integrar a parceria.
A informação foi repassada, nesta quarta-feira (15), pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, durante balanço anual da gestão. “Vamos renovar com a CNBB para garantir a parceria contra corrupção nas eleições. A proposta é alertar os eleitores, de forma bem inteligível, condutas ilegais adotadas por alguns políticos e apontar os desvios cometidos”, explicou o presidente da Ordem em Pernambuco.
O objetivo, afirma Pedro Alves, é dar sequência à campanha das eleições limpas e estimular a participação social. O financiamento das campanhas eleitorais por empresas também foi tema discutido  durante o encontro.
Na proposta de financiamento público democrático, as empresas não vão poder fazer doações eleitorais. Cada cidadão pode contribuir com até um teto de um salário mínimo no financiamento aos partidos e não aos candidatos. A proposta também prevê a extinção da possibilidade de doações em dinheiro e estimula a doação por meio de repasses eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário