30 de janeiro de 2014

Sertão precisa de quase 5 vezes mais bombeiros para atender a população

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIahxRMmnaqQnDLdWWbGH_FPQ8oEAgW2a88ihOTTNe9MCs8RrjuIpIu-x39Mt8kfZEMtiv5fMvE1crjiDxW8Ml5EMzguB7D8kuOKlcK1QBTQhjon-DpD6RWT9z0rt3C8NAsDuDAFEfTIw/s1600/m_DSC02169.jpg
Depois dos vários registros de acidentes em municípios localizados em parte do Sertão do Estado, foram feitos um levantamento sobre a cobertura do Corpo de Bombeiros no Vale do São Francisco, Sertão Central e Araripe. Segundo informações do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, a unidade de Petrolina é responsável pela cobertura de outros 16 municípios. São 155 homens, o que representa uma média de 9 bombeiros por cidade da região.

No Sertão pernambucano, o atendimento desses municípios é subdividido por outras duas subunidades localizadas em Araripina e Ouricuri. Considerando o número total de habitantes das 17 cidades, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 761,882 mil moradores. Ou seja, 4,915 mil habitantes por militar, quando o ideal, segundo a Organização das Nações Unidades (ONU), é que haja um bombeiro para cada mil pessoas.

Um episódio que demonstrou a atual dificuldade de atendimento aconteceu em dezembro do ano passado. No feriado de Natal, dia 25, foram registrados três afogamentos: Em Lagoa Grande, cidade que distante 53 quilômetros da sede do grupamento dos bombeiros; em Dormentes, município que fica a 127 quilômetros de Petrolina e outro em Cabrobó, cidade localizada a 183 quilômetros de unidade central. De acordo com o comandante do grupamento de Petrolina, Major Sales, a corporação está trabalhando para diminuir essa proporção. “O nosso padrão é o da ONU e estamos buscando chegar ao número mais próximo do ideal”, garantiu. Para melhorar a cobertura, o Corpo de Bombeiros ainda está fazendo estudos definir a redistribuição bombeiros militares por municípios.

A partir de fevereiro, as subunidades de Araripina e Ouricuri devem ficar ligadas à nova unidade de Salgueiro. No entanto, Petrolina deve continuar com os municípios de Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Orocó e Cabrobó. O que representa um número de 2,885 mil habitantes para cada bombeiro, quase o triplo do padrão ideal.  (G1/PE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário