15 de janeiro de 2014

III Congresso Nacional da Juventude Camponesa teve início com missa celebrada por D. Fernando Saburido

Abertura do Congresso Nacional da Juventude Rural 03
Cerca de 2 mil jovens da área rural de 17 estados brasileiros estão reunidos em Pernambuco até o dia 19 deste mês. O motivo é o III Congresso Nacional da Juventude Camponesa, que tem o objetivo de debater questões relacionadas ao campo e aproximar os jovens da religião. A solenidade de abertura (14), no Parque de Exposições do Cordeiro, em Recife  marcou o início do IV Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Na ocasião, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido celebrou uma missa. Presentes, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, Neilda Pereira Coordenadora da ASA - PE, além de representantes da sociedade civil.
Com o tema “Terra, Pão e Dignidade – Na Caminhada pela Terra Livre Brasil”, essa é a primeira edição do evento realizada em Pernambuco. “Temos concentrados só no meio rural do Nordeste em torno de 8 milhões de jovens. É um número expressivo, que comprova a importância de apoiarmos congressos como esse, no qual vamos discutir os programas e os projetos voltados para a juventude rural, que está cada vez mais informada, organizada e consciente do seu papel na sociedade”, destacou Aldo Santos. O encontro é promovido pela Pastoral da Juventude Rural com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado.
Durante os seis dias, estão programados seis mesas redondas que vão colocar em pauta temas como a conjuntura brasileira, reforma agrária, agricultura familiar e agroecologia. Também serão ministradas 53 oficinas, entre elas: tecnologias para a convivência com o Semiárido e o Cadastro Ambiental Rural – CAR. Além disso, o evento promoverá uma caminhada com o mote “Juventude do Campo e da Cidade na luta pelo projeto popular”. “Os jovens vão viver uma semana rica em formação. Também teremos apresentações culturais e regionais de todos os estados envolvidos, será um momento de grande comunhão”, afirmou o secretário nacional da Pastoral da Juventude Rural, Laercio Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário