16 de dezembro de 2013

FBC volta a negar exclusão de municípios no Canal do Sertão e manda recado a críticos: “Não se deram o cuidado de estudar o projeto”

RA - INTERIOR
FBC_640x360
O ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, voltou a responder indiretamente as críticas feitas pelo seu primo, vice-prefeito de Petrolina Guilherme Coelho, ao projeto Canal o Sertão. O ex-ministro disse que existe “muita desinformação” por parte daqueles que tentam minimizar a obra. Dois dias antes, Guilherme disse em sua confraternização com jornalistas e radialistas da cidade, que Fernando Bezerra “não gosta de irrigação” e que seria lembrado como “o ministro que deixou o Canal do Sertão ir embora”.

Evitando polemizar, FBC explicou que numa recente reunião com prefeitos de todo o Sertão do Araripe, ocorrida em Araripina, pôde informar que o projeto viabilizado vai captar 50 metros cúbicos de vazão por segundo. Juntamente com mais 25 metros cúbicos do ramal de Entremontes (no Eixo Norte da transposição), serão 75 metros cúbicos de vazão por segundo. “Isso é suficiente para irrigar 110 mil hectares”, disse.

O ex-ministro negou também ter havido exclusão dos municípios contemplados pelo projeto e contestou a informação de que apenas quatro deles seriam beneficiados. Mas revelou, por outro lado, que são 15, e não 17, os municípios beneficiados pelo Canal do Sertão.

Nesse primeiro momento, segundo FBC, foram identificados 70 mil hectares irrigáveis nos municípios de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Parnamirim, Granito e Exu (todos em Pernambuco), além de Casa Nova (na Bahia). “Os estudos pedológicos estão sendo feitos para podermos definir de forma adequada e apropriada, agora que os editais de licitação foram feitos”, argumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário