19 de dezembro de 2013

Ciência e Tecnologia

Science:genoma do homem de Neandertal revela endogamia

Matéria da revista Science revelou que em um relatório sobre o genoma de um Neandertal já sequenciado, uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que os pais de uma mulher Neandertal da Sibéria foram íntimos como meio irmãos.
O genoma também mostrou que em algum momento os Neandertais cruzaram com outros grupos humanos, incluindo seus primos e os nossos próprios ancestrais humanos modernos. Há ainda sinais de um cruzamento de membros da espécie de Denisovan (Subespécie de Homo Sapiens) com espécies arcaicas misteriosas. Ao todo, o estudo sugere encontros muito próximos entre os diversos tipos de hominídeos vivendo nos últimos 125 mil anos. O genoma detalhado do extinto Neandertais, nossos mais próximos parentes, também oferece um novo olhar sobre as diferenças genéticas que definem nossa espécie além de todos os outros.
A revista afirma ainda que O DNA Neandertal veio de um osso do dedo do pé, de 50.000 anos, encontrado em 2010 no fundo da caverna da espécie de Denisova nas montanhas de Altai da Sibéria. O DNA de um osso do dedo da caverna revelou a identidade de um novo tipo de humano em 2010, os Denisovans, que eram parentes próximos Neandertais. A caverna fria preservou tão bem o DNA no osso do dedo do pé do Neandertal Denisovan que uma equipe liderada por Svante Pääbo, um Paleontologista no Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, na Alemanha, que foi capaz de produzir genomas de alta qualidade, em que cada posição de DNA foi sequenciada em média 50 vezes. Embora o grupo tenha publicado um projeto de sequência remendado juntos a partir de diferentes Neandertais na Europa em 2010, era de qualidade muito inferior e tinha muitas lacunas.
Ao comparar o genoma deste Neandertal Siberiano diretamente com os códigos genéticos do Denisovan, outro Neandertal e 25 humanos modernos, Pääbo e seus colegas constataram que este Neandertal Siberiano foi o produto de endogamia e que seus antepassados ??também escolheram seus companheiros da mesma família. Isto sugere que esta mulher veio de uma população Neandertal pequena, relata a equipe na revista Nature. Os pesquisadores sabem há vários anos que os Neandertais na Europa tiveram diversidade genética muito menos do que os seres humanos modernos vivos ao mesmo tempo. Mas "é surpreendente que eles sejam meio-irmãos ou algo assim", diz Pääbo.
A pesquisa com Genoma também revelou casos de cruzamentos entre Neandertais com a nossa espécie (Homo sapiens) e Denisovans. Hoje os seres humanos que vivem fora da África herdaram cerca de 1,5% a 2% do DNA de Neandertais, combinando com as estimativas anteriores.
O cruzamento não só se deu entre o homem de Neandertal, os Denisovans, e os humanos modernos, os pesquisadores também detectaram o DNA de um humano ainda arcaico, talvez o Homo erectus, no genoma de Denisovans. "Mestiçagem, embora de baixa magnitude, ocorreu entre muitos grupos de hominídeos", escrevem os autores do novo relatório. Co-autor Montgomery Slatkin, geneticista populacional da Universidade da Califórnia, em Berkeley, explica que "a taxa de cruzamento, ou seja, a fração de genes de intercâmbio entre as populações é normalmente pequena, 1-5% ou mais."
Apenas pequenas quantidades do DNA dessas espécies arcaicas passaram para as gerações futuras, parece que diferentes grupos de humanos arcaicos misturou-se  entre si, sempre que podiam, mas que esses encontros eram raros. Ou, é possível que as barreiras biológicas ou culturais impedissem a prole de sobreviver, diz Pääbo.
Agora que Pääbo e seus colegas possuem cópias de alta qualidade do DNA de Neandertal e Denisovan, eles também fizeram compilação de um catálogo de todo o genoma de DNA que é exclusivo para o Homo Sapiens, onde hoje em dia as pessoas diferem de Neandertais e Denisovans. Até agora, eles identificaram sequências únicas de ADN envolvidas no desenvolvimento de neurônios no neocórtex do cérebro humano, incluindo o início do desenvolvimento fetal, embora ainda não se possa dizer que cada gene faz. "Agora podemos ir atrás dessas diferenças e estudá-las", diz Pääbo. "O catálogo é realmente apontando para o futuro."
A revista finaliza dizendo que outros pesquisadores observam que este genoma Neandertal de alta qualidade é o culminar de um projeto que foi considerado ousado quando Pääbo lançou em 2006. "O sequenciamento correto de DNA Neandertal é uma conquista importante", diz o geneticista Tomas Lindahl do Instituto de Pesquisa de Londres. "A conquista mais notável foi mostrar que dados geneticamente significativos e credíveis podem ser obtidos a partir destes fósseis [s]". Ele está particularmente interessado em encontrar genes que os humanos modernos herdaram de Neandertais que causam doenças ou nos protegem.
Agora há "evidência de mistura com ainda mais antigas linhagens”, o paleontologista Milford Wolpoff da Universidade de Michigan, Ann Arbor, que há muito tempo defendeu a ideia de tal mistura ao longo da evolução humana. "Estes são tempos excitantes para a pré-história"

Nenhum comentário:

Postar um comentário