22 de dezembro de 2013

Pontificado do Papa Francisco faz revolução na Igreja

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/files/2013/03/papa-francisco-missa.jpg
Nos primeiros nove meses do seu pontificado, o Papa Francisco iniciou uma revolução dentro e fora dos muros do Vaticano. As mudanças não são apenas de tom. Ao mesmo tempo em que iniciou reformas na estrutura Cúria, o Papa já começou a fazer mudanças nos principais cargos da Igreja como a Secretaria de Estado e a Congregação para o Clero. E afastou um bispo alemão que construiu um palácio episcopal luxuoso.
Francisco também iniciou uma ampla consulta sobre os hábitos da família católica. Em questionário enviado às paróquias de todo o mundo, preparatório para a Assembléia de Bispos de 2014, ele toca em temas tabus como o casamento gay e a contracepção. E no seu principal documento divulgado até o momento, defendeu a descentralização da Igreja e condenou a obsessão por temas morais.
Tudo isso já provoca uma forte reação de setores conservadores e tradicionalistas dentro da própria Igreja. Esses assuntos são abordados em profundidade pelo jesuíta italiano Antonio Spadaro, diretor da revista “Civilità Cattolica” e autor da segunda entrevista exclusiva de Francisco; pelo cardeal de Aparecida, dom Raymundo Damasceno; pelo secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner; e pelo vaticanista do jornal espanhol El País, Juan Arias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário