18 de dezembro de 2013

Vereadores aprovam contratação de parentes para primeiro escalão da prefeitura.

alt
A Câmara de Belo Jardim, cidade do agreste pernambucano a 187 quilômetros do Recife, aprovou na noite de onetm (17) o projeto de lei enviado pelo prefeito João Mendonça (PSD) que permite a contratação de parentes do prefeito e dos vereadores para cargos de confiança no primeiro escalão do governo municipal, como secretarias. A proposta altera uma lei municipal editada em 2009 que proíbe a contratação de familiares para qualquer uma dessas posições. O projeto foi aprovado por sete votos contra quatro, após quase duas horas de debate. Além dos três vereadores de oposição, o governista Gilvandro Estrela (PV) votou contra a proposta por ser autor da lei anterior. Uma segunda sessão está marcada para esta quarta (18) porque o projeto precisa passar por uma segunda votação antes de virar lei.
Em Belo Jardim, a revisão do projeto é vista como uma resposta do prefeito para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que solicitou, em abril deste ano, uma recomendação para demissão dos parentes que ocupam algum cargo comissionado no município. A recomendação não foi cumprida e a procuradora Ana Clézia Ferreira ingressou com uma ação por improbidade administrativa contra 11 pessoas, incluindo o prefeito e três vereadores. Com a revogação da lei que proibia essas contratações, a ação pode perder força.
Aproximadamente 200 pessoas acompanharam a votação, inclusive do lado exterior da Câmara. Quatro viaturas da Polícia Militar foram disponibilizadas para acompanhar a sessão, temendo algum tumulto. Os vereadores Tenente (PTB), Rafael Lopes (PT) e Silvano Galvão (PTB) criticaram a proposta, enquanto os vereadores Jair Fernando (PMDB), Euno Filho (DEM) defenderam o projeto. Gilvandro Estrela também se pronunciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário