“O cenário será positivo”, diz, animado, Rodrigo Malta, 29 anos, quando comenta sobre o que espera do próximo ano. Dedicado exclusivamente a estudar para seleções públicas, ele mira no concurso que o Ministério da Fazenda deve lançar em breve. Serão 1.026 vagas, com salários a partir de R$ 2.802, além de incentivos como vale-alimentação de R$ 373. “É minha maior expectativa.”
Integrante da equipe docente do site Ponto dos Concursos, o professor Bruno Fracalossi confirma as perspectivas. Ele explica que o poder público, especialmente o governo federal, tem um ciclo de lançamento de edital: “Quando há eleições, geralmente esse ciclo concentra-se até o meio do ano eleitoral, quando há concursos para os principais cargos”. É tanto que, em agosto deste ano, o Ministério do Planejamento anunciou que o Projeto da Lei Orçamentária Anual (Ploa) abre margem para até 47.112 vagas para contratações por concurso no Poder Executivo em 2014: 42.353 cargos vagos já existentes, que poderão ou não ser usados, e mais 4.759 para substituir terceirizados.
“É provável que, depois de junho ou julho, haja uma parada, porque teremos a Copa, as eleições e, no início do ano seguinte, a substituição de gestões”, pontua Fracalossi. Esse movimento deverá frear as seleções públicas federais até o fim de 2015. Alguns dos órgãos federais já têm previsão de necessidade de profissionais para lotação em Pernambuco, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A corrida de órgãos públicos para contratar instituições promotoras de concursos e não perder o prazo para contratar pessoal também ocorre em Pernambuco, especialmente porque tiveram que demitir pessoas que atuavam através de cargos comissionados, que não precisam passar por concurso, e encerrar contrato com empresas de terceirização de pessoal. A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que informou estar preparando o edital para publicação até o dia 31 deste mês, é que deve oferecer mais oportunidades, com previsão de 2.487 colocações em diversos cargos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário