14 de junho de 2014

Prefeito Léo Saraiva divulga Programação Oficial do São João de Exu 2014



O prefeito Léo Saraiva (PTB) e a secretária de cultura Helenilda Moreira divulgaram nesta sexta-feira (13), a Programação Oficial do São João de Exu-PE 2014, durante o Grande Jornal da Rádio Acauã FM e simultaneamente na página do prefeito no Facebook.

Durante a divulgação, Léo informou que inicialmente o projeto original do São João enviado a FUNDARPE era outro com valor estimado em R$ 230 mil para os cachês dos artistas, porém, o Governo do Estado liberou apenas R$ 80 mil, em contrapartida o município contrata som, palco, banheiros, segurança privada etc, um investimento de valor quase igual aos cachês. Ainda segundo o prefeito, a crise financeira em que se encontram os municípios pequenos como Exu, que sobrevive apenas de repasses do FPM, não permitem maiores gatos com o evento uma vez que isso poderia representar menos investimentos em outras áreas prioritários com saúde, educação e assistência social por exemplo.

A secretária de cultura Helenilda Moreira destacou que na escolha dos artistas, foram utilizados critérios que levaram em conta o perfil cultural de nosso município, terra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião, assim como o incentivo aos artistas locais e da região. Ela aproveitou ainda para convidar toda população a realizar um grande "arrastão cultural" durante o São João da mesma forma que foi realizo um após a vitória do Brasil na Copa do Mundo.

Ao final o prefeito Léo, declarou que a partir deste ano o Exu se tornou Cidades Polo do São João de Pernambuco, garantindo assim recursos para o evento todo ano, independentemente de quem esteja a frente do Governo do Estado. Ele lembrou ainda que este modelo descentralizado do São João de Exu, tendo eventos na cidade, nos quatro distritos e no Sitio dos Germanos foi inaugurado em seu primeiro governo, por decisão política para contempla todas as comunidades, além este ano foi incluído este ano a comunidade do Posto da Serra.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL COMPLETA DO SÃO JOÃO DE EXU-PE 2014

Distrito de Tabocas: Dia 21/06/2014 - Joãozinho do Exu e Tony Monteiro

Comunidade do Posto da Serra: Dia 23/06/2014 - Carlos Araújo e Diogo Alencar

Cidade: Dia 28/06/2014 - Joquinha Gonzaga, Donizete Batista e Leninho de Bodocó

Distrito de Viração: Dia 05/07/2014 - Rei do Cangaço e Djesus Sanfoneiro

Sítio dos Germanos: Dia12/07/2014 - Sotaque Nordestino e Cosmo Sanfoneiro

Distrito de Zé Gomes: Dia 19/072014 - Os Cabras de Gonzaga e Forrozeiros do Gonzação

Distrito de Timorante: Dia 26 /07/2014 - Tácyo Carvalho e Seguidores do Rei

Da redação do Blog da Folha de Exu

Nenhum comentário:

Postar um comentário