18 de junho de 2014

O legado de Joaquim Barbosa.



O presidente do STF, Joaquim Barbosa, decidiu ontem deixar a relatoria dos processos de execução penal de todos os condenados do mensalão. Daqui a 15 dias, Barbosa se despede da presidência do Supremo, conforme prometeu ao anunciar a sua aposentadoria. Qual o legado de Joaquim?
Ele deixa sem dúvida um legado de luta, de busca pela transparência, pela moralidade e de combate à impunidade que sistematicamente assolou as relações promíscuas de poder no Brasil.
Ganhou a admiração da maior parcela da sociedade mais discernida, e se não foi o mais brilhante ministro a sentar na maior instância do Judiciário pátrio, foi o que mais se aproximou da sociedade civil por sua simplicidade, tomado pelo espírito público pautado na máxima integridade.
Por certo o maior defensor das minorias, talvez por pertencer a uma delas, no melhor espírito de uma igualdade e de uma democracia material, capaz de perceber as desigualdades na medida certa, ainda que seja possível a aferição de certos excessos.
Cada vez mais difícil será perceber um Supremo combativo, fiscal das ameaças ao interesse público apresentadas pelos demais poderes. Não é demais dizer que Barbosa foi um ministro revolucionário que em muitos momentos mobilizou a sociedade por objetivos comuns.
Em certos momentos, como durante o julgamento do mensalão, o ministro sentiu-se fortalecido por grande parcela da sociedade que comungava de seus ideais na luta contra um sistema de poder carcomido pela vergonha alheia.
Quando não era o ministro mais técnico era o que intimamente carregava consigo o maior sentido. Por muitas vezes taxado de desrespeitoso por seus pares, mas com o mesmo sangue que corre nas veias da sociedade que clama por moralidade. Joaquim sai em sintonia com a sociedade.
Segundo a última pesquisa do Ibope, é, depois de Lula, o brasileiro que mais exerce influência no eleitoral, que manifesta o desejo de votar num candidato a presidente apresentado por ele. Deixou para trás figurões da velha política, como FHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário