20 de maio de 2014

Famílias do Sertão do Araripe passam a ter melhor acesso a água

cisterna
Famílias residentes em comunidades rurais dispersas nas cidades de Ouricuri e Exu, no Sertão do Araripe começam a ter acesso a água no terreiro de suas casas. Trezentas cisternas já foram instaladas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nas duas cidades no âmbito do programa Água para Todos, que é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional. As instalações prosseguem pelos próximos dias – ao todo, 2,7 mil famílias serão contempladas.
Famílias de Araripina e Ipubi, cidades situadas na mesma região, serão as próximas a receber os equipamentos. A demanda de Araripina é de 1.443 reservatórios. Já Ipubi tem prevista a instalação de 600 cisternas. Na atual etapa do programa Água para Todos, Pernambuco receberá 13 mil cisternas por meio da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Petrolina. Esta etapa abrange 37 cidades do sertão e de parte do agreste do estado.
“Concomitantemente com a instalação das cisternas no sertão do Araripe, a empresa prometeu abrir mais duas frentes de trabalho no próximo mês, uma no sertão do São Francisco e outra no agreste. O objetivo é acelerar o andamento do cronograma”, afirma o coordenador-regional do Água para Todos pela Codevasf, Ivonaldo Lacerda. Desde 2012, 28.850 cisternas foram instaladas em Pernambuco pela Codevasf.
“Temos prazo para concluir a entrega desta terceira etapa das cisternas até o fim de 2014. Todas as cidades atendidas pela 3ª Superintendência da Codevasf que apresentaram demandas até outubro de 2013 receberão o reservatório”, diz o gerente-regional de revitalização de bacias da Companhia, Elijalma Augusto Beserra. 
De acordo com Beserra, as cidades que serão contemplados nesta fase do programa já estão com seus comitês gestores formados. Os comitês são integrados por representantes de associações comunitárias, poder público municipal e igrejas, entre outras instituições. O número de integrantes do comitê varia de cidade para cidade. “A função do comitê gestor é apresentar à coordenação do programa as famílias que realmente necessitam do equipamento e acompanhar o processo de instalação”, explica.
Além das as cidades citadas, o programa Água para Todos contemplará em Pernambuco os municípios de Bodocó, Cedro, Serrita, Terra Nova, Verdejante, Salgueiro, Betânia, Arcoverde, Sertânia, Brejinho, Solidão, Ingazeira, Santa Terezinha, Calumbi, Tuparetama, Custódia, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Floresta, Jatobá, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina,Santa Maria da Boa Vista, Itacuruba, Aguas Belas, Alagoinha, Itaíba e Tupanatinga. (Ascom Governo Federal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário