13 de maio de 2014

Escola Francisca Lira, de Afogados da Ingazeira, vence prêmio nacional “Curta Histórias” do Ministério da Eduacação


http://3.bp.blogspot.com/-0GP-5ar7Myg/U2ydCmcDFcI/AAAAAAAAYRE/pbiZenhTnfI/s1600/equipe+da+escola+francisca+lira.JPG
A Escola Pública Municipal Francisca Lira, de Afogados da Ingazeira, é a vencedora do Prêmio Nacional “Curta Histórias”, promovido pelo Ministério da Educação. O prêmio tem o patrocínio da UNESCO, Telefônica, Vivo, Vale e Fundação Palmares. A Escola era a única finalista do Norte/Nordeste, concorrendo com Escolas Públicas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (2).

Afogados venceu na categoria educação de jovens e adultos (EJA) com o vídeo “A educação é a arma mais poderosa”, com 1min e 11 seg. Produzido pelos alunos Antônio Fernando de Alcântara, José Luiz da Silva e Paulo José da Silva, da turma de educação de jovens e adultos, sob a coordenação da professora Aline Maria.

Em sua segunda edição, o Prêmio teve como tema este ano “Personalidades Negras”. Participaram da seletiva, vídeos curta-metragem produzidos por alunos de escolas públicas divididos em quatro categorias: ensino fundamental (anos iniciais), ensino fundamental (anos finais), ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para qualificar sua participação no Concurso, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu, no mês de abril, oficinas de audiovisual com as Escolas do Município que participaram da seletiva. Além da Francisca Lira, foram inscritos vídeos produzidos por alunos das Escolas Geraldo Cipriano, Dom Mota, Levino Cândido e Professora Maria Gizelda Simões Inácio.

O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, recebeu a notícia com euforia. “É o reconhecimento do talento do povo afogadense. É emocionante ver a história de vida e superação desses alunos e ver que essa premiação vai estimular muita gente a voltar a estudar. Nunca é tarde para aprender. Estaremos com eles em Brasília para receber esse importante prêmio,” afirmou o prefeito.

Afogados da Ingazeira venceu na escolha do júri técnico, comissão julgadora formada por especialistas escolhidos pelo Ministério da Educação. As equipes vencedoras receberão os seguintes prêmios: um smartphone (aluno), smartphone e câmera digital (professor), data show, aparelho de DVD, câmera fotográfica e cinemateca (escola). A premiação será feita em Brasília, no próximo dia 28 de Maio.

Para assistir ao vídeo produzido pelos alunos da Escola Francisca Lira, assim como os demais concorrentes, basta clicar no link abaixo:
 
http://curtahistorias.mec.gov.br/juri-popular?view=juripopular&layout=videos&cat_id=2

Ascom/PMAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário