7 de dezembro de 2013

Lula, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney irão à missa para Mandela com Dilma.

http://www.tvcanal13.com/images/os-ex-presidentes-collor-sarney-lula-e-fernando-henrique-com-dilma-no-palacio-da-alvorada-onde-foram-recebidos-em-almoco-apos-a-cerimonia-de-instalacao-da-comissao-da-verdade--88055.jpg
Collor, Sarney, Lula, Dilma e Fernando Henrique irão juntos para missa de Nelson Mandela
A presidente Dilma Rousseff (PT) foi cordial e resolveu convidar os ex-presidentes brasileiros para acompanhá-la em viagem a Johannesburgo, onde será celebrada uma missa em homenagem ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, morto nesta quinta-feira (5), após uma infecção pulmonar. Os ex-presidentes José Sarney (PMDB), Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) confirmaram presença. O ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB) também deve acompanhar o grupo.

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) vai pegar cada ex-presidente em sua respectiva cidade. O roteiro planejado pelo Palácio do Planalto prevê a saída da aeronave de Brasília na manhã desta segunda-feira (9), já com Sarney e Collor, rumo a São Paulo, onde embarcará Lula. De São Paulo, o pequeno grupo de ex-presidentes segue para o Rio, onde embarcam a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No dia, Dilma participa de um evento promovido pela Bill Clinton Global Initiative no tradicional hotel Copacabana Palace.

Esta não é a primeira vez que Dilma Rousseff e os ex-presidentes se reúnem em um mesmo evento. A primeira ocasião foi durante a instalação da Comissão da Memória e da Verdade, no Palácio do Planalto, em maio de 2012. De modo geral, a relação da atual presidente com seus antecessores são amistosos, tirando alguns atritos com FHC, que tece comentários e críticas a respeito da condução da política econômica. A última viagem internacional de ex-presidentes ocorreu em abril de 2005, quando Lula, FHC, Itamar Franco e Sarney estiveram juntos para participar do funeral do Papa João Paulo II.

A “comitiva presidencial” participará de uma solenidade prevista para acontecer na terça-feira (10), no Estádio FNB (Soccer City). O evento, segundo especialistas, deve reunir um dos maiores contingentes de autoridades estrangeiras na história. São esperados diversos chefes de Estado de todo mundo. A presidente Dilma decretou sete dias de luto pela morte de Mandela, conforme o decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União desta sexta-feira (6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário