4 de dezembro de 2013

A dura vida do sertanejo de Ouricuri-PE



Fotos Chico César
Dentre os muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome. 

Pelas fotos dar para você ver como se encontra uma boa parte da zona rural de Ouricuri-PE, o homem do campo pratimente já está perdendo as esperanças numa virada de tempo, esperando as primeiras chuvas que pelo visto não chega.

O nosso blog esteve conversando com alguns agricultores e pecuaristas e a conversa era uma só, que do jeito que tá a tendencia é piorar.

A partir dessa temática é importante entender quais são os fatores que determinam o clima da região, especialmente no sertão do Araripe, região que mais sofre com a seca. 

A nossa zona rural apresenta as menores incidências de chuvas, isso em âmbito estadual. A restrita presença de chuva nessa área é causada basicamente pelo tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massas de ar quentes e úmidas ajam sobre o local causando chuvas. 

No nosso Sertão, as chuvas se apresentam entre dezembro e abril, no entanto, em determinados anos isso não acontece, ocasionando um longo período sem chuvas, originando assim, a seca. 

A longa estiagem provoca uma série de prejuízos aos agricultores, como perda de plantações e animais, a falta de produtividade causada pela seca provoca a fome. 

Só que aqui em Ouricuri estamos nos aproximando da maior festa de Janeiro de todo Sertão do Araripe, em breve a cidade vai estar se preparando para receber atrações musicais com preços exorbitantes para cantar duas horas de show e levar no minimo bagatelas superiores a duzentos mil reais, e isso é uma vergonha com tanto dinheiro jogado fora com apenas uma atração, e quando chegar o final da festa vamos para mais de Dois Milhões de Reais, segundo estimativa, enquanto isso o  povo da zona rural clama por água potável para consumo humano já que animais são poucos  existentes no nosso município... ISTO È UMA VERGONHA!!!

  Chico César

Nenhum comentário:

Postar um comentário