15 de abril de 2014

Placas solares geram energia para bombear água de poços no Sertão


394083bb05f5b60923c38a14c2c64fa6.jpg
No total, foi feito um investimento de cerca de R$ 900 mil
Com o objetivo de gerar energia para bombeamento de água em poços artesianos da zona rural do município de Serra Talhada, no sertão pernambucano, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) instalou painéis solares fotovoltaicos. O projeto é pioneiro no Estado e utiliza uma fonte renovável bastante abundante na região. As placas transformam a radiação solar em energia elétrica suficiente para a operação das bombas.

No total, foi feito um investimento de cerca de R$ 900 mil. A água será armazenada em reservatórios de 10 mil litros para aproveitamento do recurso à noite, por exemplo, quando não há incidência da luz do sol.

O objetivo do projeto é demonstrar a viabilidade técnica e econômica de sistemas de bombeamento compostos por equipamentos nacionais associados a módulos fotovoltaicos. Após a conclusão dos estudos, o modelo de captação de água por meio de energia solar será disponibilizado para governos, instituições privadas e clientes particulares para que possa ser replicado e utilizado quando viável.

Durante os primeiros meses de operação, uma equipe permanecerá monitorando o funcionamento das instalações, para analisar possíveis pontos de melhoria e realizar a manutenção, caso necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário