14 de abril de 2014

Atraso na Ferrovia Transnordestina mostra Brasil ‘enferrujado’, diz ‘New York Times’

http://jornalportalsul.com.br/wp-content/uploads/2013/05/transnordestina-cfn-divul.jpg
O atraso na construção da Ferrovia “Transnordestina” mostra que o Brasil está “enferrujado”, diz reportagem publicada pelo jornal “New York Times”. O jornal norte-americano divulgou em seu site uma página especial e um vídeo sobre o tema.

O atraso das obras foi tema de reportagens especiais recentes publicadas pelo G1. Quando as obras da ferrovia Transnordestina começaram, em 2006, a previsão era que fossem concluídas em 2010. A ferrovia deveria passar pelo Piauí, Ceará e Pernambuco.

O título do vídeo do “New York Times” “Brasil trilha caminho da expansão à ferrugem”, uma ironia em relação às estruturas de ferro em trechos abandonados da obra. “A expansão econômica brasileira possibilitou grandes projetos de construção para empoderar seu interior pobre. Mas enquanto a economia esfria, muitos estão inacabados, deixando um legado de divisão e deslocamento”, diz o jornal.

O “New York Times” coloca a obra em um contexto de declínio da economia do Brasil, e cita também problemas com a Copa do Mundo. “Os projetos da Copa são apenas parte de um problema maior nacional que lança uma cortina de fumaça sobre grandes ambições do Brasil: uma série de projetos luxuosos concebidos quando o crescimento econômico foi grande, que agora estão abandonados, paralisados ou descontroladamente acima do orçamento”, diz matéria assinada pelo jornalista Simon Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário