18 de abril de 2014

Ditadura no Brasil foi mais branda, diz escritor

Ao usar o termo ditadura branda em debate na 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, o escritor Domingos Pellegrini causou polêmica. Pellegrini que viveu e escreveu sobre o período, disse que a ditadura no Brasil foi mais branda que os demais governos militares na América Latina.
"Na Argentina, no Uruguai e no Chile o número de mortos, feridos e torturados foi maior. São números. Se formos comparar, a censura à imprensa no Brasil foi mais branda. Não chegava a prender ninguém. Era uma avacalhação", disse. "Agradeço por ter havido uma ditadura branda que nos permitiu esses exercícios de liberdade que foram os mimeógrafos e outras publicações que nos permitiram lutar com dignidade".
O escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, que também fazia parte da mesa de debate foi o primeiro a se indignar. "Ditadura, seja onde for, é odiosa. Vidas foram sacrificadas, pessoas foram mortas, uma geração foi sacrificada. Não dá para dizer que é branda. Não dá para dizer que agradeço à ditadura, não agradeço nunca. Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário