30 de abril de 2014

CPI a caminho


Enfim, a CPI exclusiva da Petrobras para investigar a roubalheira na estatal deve ser instalada na próxima terça-feira. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), insistiu numa CPI apenas com senadores, mas os líderes da oposição brigam para que seja instalada a CPI mista, que inclui deputados e senadores.
Líderes de dez partidos na Câmara foram ao Senado pedir a CPI mista. Falaram com o presidente e foram para o plenário. Lá, ouviram a decisão de Renan Calheiros.
Ele vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal, para ter a posição de todos os ministros sobre a decisão da ministra Rosa Weber, que permitiu o funcionamento de uma CPI exclusiva, um recurso que não impede que a comissão só de senadores comece a funcionar.
Diante dos fatos expostos, Renan solicitou às lideranças partidárias que façam imediatamente as indicações dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito. Depois de receber forte pressão da oposição, que contou com o respaldo do PMDB, Renan será forçado a instalar a CPI Mista.
Para os governistas, seria melhor, evidentemente, uma CPI apenas do Senado, porque há uma predominância preponderante do Governo naquela Casa.
É natural que Renan faça o jogo do Governo, tentando impedir a presença de deputados, mas seja do Senado ou mista, o que não se pode permitir é uma apuração a toque de caixa, porque há muito que se investigar neste escândalo.
A compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, deu um prejuízo de mais de 1 bilhão de dólares aos cofres da Nação. Alguém tem que pagar por essa irresponsabilidade, verdadeiro assalto ao seu, ao meu, ao nosso dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário