26 de abril de 2014

A Codevasf assinou ordem de serviço para implantação de dois Centros de Manejo Reprodutivo e Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos no Sertão

imagem
O fomento ao desenvolvimento da caprinovinocultura recebe novo impulso no sertão de Pernambuco. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deu, nessa sexta-feira (25), ordem de serviço para implantação de dois Centros de Manejo Reprodutivo e Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos, um deles em Serrita e o outro em Parnamirim, ambos localizados no semiárido e com vocação natural para a atividade.

O investimento da Codevasf é de R$ 466 mil nas duas unidades. A ordem de serviço para a construção dos equipamentos será assinada pelo superintendente da Codevasf em Petrolina (PE), João Bosco Lacerda de Alencar, durante ato marcado para as 10h na Câmara de Vereadores de Parnamirim.

A caprinovinocultura é uma atividade expressiva no sertão pernambucano e nos municípios de Serrita e Parnamirim representa a principal atividade da pecuária local. Em Serrita, o rebanho é de aproximadamente 50 mil animais; já Parnamirim, reúne cerca de 200 mil ovinos e caprinos, além de dispor de abatedouro regional certificado que vem abatendo diariamente animais do criatório local e de outros municípios da região. A proposta da Codevasf com a implantação dos Centros de Manejo é aproveitar a aptidão local para o desenvolvimento dos rebanhos.

“Durante a visita realizada nos dois municípios, identificamos a vocação do lugar e a aptidão para a caprinovinocultura. Entretanto, verificamos que os rebanhos de Serrita e Parnamirim apresentam potencial genético incompatível com sistemas modernos de criação”, explicou o zootecnista da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Pernambuco Wellington Dias Lopes Júnior.

De acordo com ele, os animais presentes na maioria dos rebanhos dos municípios contemplados com o centro de manejo dificilmente produziriam carcaças dentro do padrão exigido pelo mercado e, portanto, necessitam melhorar as características genéticas voltadas para a produção, além da melhoria das técnicas de manejo visando desenvolver a atividade.

“Nesse contexto, a implantação dos centros de manejo contribuirá com a produção de animais de melhor qualidade. Para obter o sucesso desejado do centro, os manejos nutricional, reprodutivo e sanitário dos rebanhos deverão ser planejados”, acrescentou o zootecnista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário