A história de Cristo será contada através de 50 atores e 500 figurantes (a maioria do Agreste do Estado), cujo trabalho será remontar diante de uma plateia de 75 mil pessoas, em toda a temporada, a sequência de sete cenas que constroem o espetáculo: O Sermão, O Templo de Jerusalém, O Cenáculo, O Horto, O Palácio de Herodes, O Fórum Romano, A Via Sacra, O Calvário e O Sepulcro.
O espetáculo contará também com novos efeitos e detalhes especiais. A dramatização do Fórum de Pilatos, por exemplo, ganhará a participação dos cavalos adestrados da raça Puro Sangue Lusitano, vindos de São Paulo, e de um falcão adestrado no palco. Os figurinos, criados pelo estilista e cenógrafo Victor Moreira sob a coordenação de Marina Pacheco, é composto de peças renovadas.
Com área correspondente a um terço da área murada da Jerusalém dos tempos de Jesus, a cidade teatro foi construída em meio à paisagem árida do Agreste pernambucano, que tem suas semelhanças com a da Judeia. A montagem, dirigida por Carlos Reis e Lúcio Lombardi, já foi vista por mais de 3,5milhões de pessoas de diversos países e devido à participação do público estrangeiro, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN) providenciou equipamentos que permitem ao turista acompanhar toda a fala dos atores com áudio em inglês, francês e espanhol.
A narrativa inteira é corresponde a pouco mais de duas horas de apresentação, carregada de emoção não apenas para o público, como também para os intérpretes. Personagem principal da trama, José Barbosa atua na peça pelo terceiro ano e garante que cada momento é diferente. “A gente vai tendo novas percepções que nos ajudam a fazer uma interpretação cada vez melhor. Mas é sempre um desafio interpretar um personagem tão marcante como Jesus em um espetáculo tão grandioso como o de Nova Jerusalém. É emoção do começo ao fim”, declarou o protagonista.
Depois de viver Madalena, em 2013, Carol Castro acredita que será intensa sua participação, desta vez, no papel de Maria. “Vou focar no sentimento de maternidade, no amor incomensurável e incondicional. Já tenho bem a dimensão do que é o espetáculo e toda a carga de emoção de cada cena”.
ACESSIBILIDADE - Os deficientes visuais, auditivos e com dificuldades de locomoção terão um dia especial para conferir o espetáculo da Paixão de Cristo. Na segunda-feira será oferecido serviço especial de áudio descrição (AD), no qual uma pessoa especializada descreve a cena. No caso dos deficientes auditivos, tradutores descrevem o texto do espetáculo em Libras. Para as pessoas com dificuldades de locomoção, haverá 100 cadeiras de rodas conduzidas por voluntários.
NÚMEROS – Em 46 anos de temporadas ininterruptas, mais de 3,5milhões de pessoas já assistiram ao espetáculo em Nova Jerusalém. Considerado por seus organizadores o maior teatro ao ar livre do mundo, Nova Jerusalém é construída em uma área de 100 mil metros quadrados. Na temporada de 2013, a cidade-teatro recebeu um público de 75 mil pessoas, vindas de 22 Estados brasileiros e diversos países.
SERVIÇO:
Temporada 2014 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Onde: Brejo da Madre de Deus, a 180 quilômetros do Recife
Quando: de 12 a 19 de abril
Ingressos: R$ 80 e R$ 120, com meia-entrada para estudantes, à venda no site www.novajerusalem.com.br
Informações: (81) 3732.1129
Nenhum comentário:
Postar um comentário