29 de agosto de 2013

Trindade forma “comissão” para proteger suas terras

No último dia 22 se reuniram na Câmara de Vereadores de Trindade, para discutir a demarcação de terras do município, os vereadores Maurício Elias, Edvan da Saúde e Alan Galdino; o secretário de Agricultura, Tony Cunha; representantes da secretaria de Obras, José Nilton e José Oliveira; membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Risia Lucia e Edimilson da Silva; o coordenador adjunto do SINTRAF, Amilton Lima; o presidente da Associação Espaço Livre, Joãozinho Andrade; o representante do MST, Genario Souza; e o representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Antônio Miguel.
Foi formada na ocasião a “Comissão de Demarcação dos Limites do Município de Trindade – Comissão Trindade é Nossa”, presidida por Mauricio Elias, com Antônio Miguel na vice-presidência, Gerson Brasil na relatoria, e apoio financeiro de Tony Cunha e José Nilton. Esta comissão ficou responsável pela coleta de informações e provas antigas do verdadeiro território de Trindade, que atualmente o município de Ouricuri vem tentando se apossar, segundo membros do grupo trindadense. A comissão acusa Ouricuri de entrar em conflito e causar transtornos para muitos moradores de povoados e zona rural do município.
“Todos sabem que Trindade é a capital do gesso, e por esse motivo a nossa vizinha ‘Ouricuri’ cresceu os olhos nas terras ricas em gipsita ao qual nos pertence, e esta tentando de todos os modos tomar uma grande parte do nosso território. Para que essa questão seja encarada de frente foi montada essa comissão”, relataram os integrantes da comissão em e-mail enviado à redação do Blog Alvinho Patriota. Conforme informações da comissão, o prefeito de Ouricuri fez visitas recentes a alguns povoados, dizendo aos moradores que aquelas terras pertenciam ao município administrado por ele.
Na última terça-feira (27) a Câmara de Vereadores de Trindade realizou uma reunião para decidir que providências serão tomadas sobre esse caso. “A população trindadense esta mobilizada com este fato e está preparada para defender o município, com provas existentes e documentos documentados de 1960, 1964, 1965 dizendo que essas terras são de Trindade”, ressalta a comissão.
A Comissão Trindade é Nossa está estudando todos os limites e com uma articulação já programada, juntamente com a assessoria jurídica e com total apoio da prefeitura, com atividades preparadas para essa semana e decorrer dos próximos meses.
Fotos: Joãozinho Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário