31 de agosto de 2013

Prefeitura de Santa Cruz PE, recebe máquinas do PAC 2 e as apresenta a comunidade

Na manhã desse sábado (31), o prefeito de Santa Cruz Gilvan Sirino, recebeu do programa PAC 2 duas (02) máquinas para trabalhar nas comunidades rurais no combate aos efeitos da seca e reforma das estradas, as máquinas foram apresentadas a população no pátio da feira, após circular pelas ruas da cidade.
Para a apresentação das máquinas, se fizeram presentes, além do prefeito anfitrião, Gilvan Sirino com o seu vice, ainda marcaram presenças, o prefeito de Santa Filomena (município vizinho), Gildevan de Melo, o presidente Câmara de vereadores, Zé Neíldo, dentre outros da base de situação do município de Santa Cruz.
P8312376
O prefeito recepcionou o deputado federal Fernando Filho e o secretário de Agricultura Aldo Santos, que em discurso, falaram sobre a importância das máquinas no desenvolvimento do município e sobre as questões da estiagem na região.
Fernando Filho, enfatizou a questão da problemática da seca na zona rural e na zona urbana, ele se comprometeu em levar o presidente da COMPESA a Santa Cruz para que ele veja em loco a situação e resolva o problema do abastecimento, momento em que foi aplaudido pelo público presente.
P8312379
Aldo Santos, enfatizou as obras do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, que deverão em um futuro próximo amenizar a situação do sertanejo.
P8312385
Após os discursos e a entrega solene das máquinas ao município, todos participaram de um almoço oferecido na casa do romeiro, no centro da cidade, onde o prefeito, o deputado e o secretário de Agricultura concederam entrevista à imprensa.
Confira alguns momentos do evento
Pose para foto em frente as máquinas
P8312369
Presidente da Câmara, vereador Zé Neíldo atento as palavras dos oradores
P8312381
Momento da assinatura do recebimento das máquinas
P8312382
Público atento aos pronunciamentos em Santa Cruz
P8312389
Aldo Santos concedendo entrevista à imprensa após o almoço
P8312399

30 de agosto de 2013

Prefeito Cézar de Preto anuncia implantação do Plano de Cargos e Carreiras

BLOG DO BRUNO MORAIS
BLOG DO BRUNO MORAIS 1
Os servidores públicos municipais de Ouricuri têm mais um motivo para comemorar. Na manhã desta quarta-feira (28), o prefeito Cézar de Preto participou da 2ª Assembleia Geral Extraordinária de 2013, realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ouricuri (SINDSEP) e deu um desfecho quanto à negociação da tão sonhada implantação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), que há muitos anos vinha sendo discutida no município.
O evento aconteceu no Salão Paroquial São Sebastião e contou com a presença de centenas de servidores públicos municipais. Durante seu pronunciamento, o presidente do SINDSEP, Dhone Monteiro, parabenizou a postura do governo de Cézar, que demonstra atenção às necessidades dos servidores e o interesse em resolver a questão do PCC, atribuindo ainda ao governo municipal o compromisso em manter os salários em dia.
Em seu pronunciamento, Cézar destacou: “Valorizar o servidor é investir em melhores serviços para a população. É muito importante incentivar o desenvolvimento dos servidores, conquistando com eles mais uma mudança esperada há vários anos, já que o PCC é Lei Municipal desde 1998, mas nunca saiu do papel.”
Cézar fez a proposta de implantação do PCC, de acordo com as condições financeiras do município. O chefe do Executivo propôs o aumento de 1% (Faixa – a cada 2 anos) e 2% (Classe – a cada 10 anos), o que representa uma ampliação de 20% nos salários de cada servidor efetivo. A assembléia aprovou por unanimidade a proposta e comemorou a iniciativa do governo municipal.
Após o anúncio do prefeito, o presidente do SINDSEP, Dhone Monteiro, disse: “hoje é um dia histórico para Ouricuri, porque há muito tempo nós esperávamos por esta conquista e agora o prefeito Cézar tira do papel o PCC,” justificou, emocionado.
O prefeito Cézar firmou seu compromisso junto à categoria de enviar o Projeto de Lei à Câmara de Vereadores na próxima semana.
Assessoria de Imprensa | Prefeitura Municipal de Ouricuri – Fotos: Cell Filho

Jovem assassina mãe e diz que “serpente mata é esmagando a cabeça” na região norte de BH

Um homem de 22 anos tirou a vida da própria mãe com requintes de crueldade e ainda fez questão de dizer que “serpente mata é esmagando a cabeça” no bairro Floramar, na região norte de Belo Horizonte, no final da noite dessa quinta-feira (29). Marco Aurélio Santana de Souza Ribeiro pisoteou o rosto de Gislaine Aparecida de Souza, de 45 anos, e também desferiu mais de 20 golpes de faca e tesoura contra a vítima.
O crime ocorreu na casa onde mãe e filho moravam juntos e foi descoberto pela polícia depois que os militares do 13º Batalhão da Polícia Militar receberam denúncia de que Gislaine estava sendo roubada. No imóvel, os policiais foram recebidos por Marco, que afirmou não ter feito nada e fechou o portão. Porém, vizinhos da família  denunciaram que o jovem estava agredindo a mãe e os militares cercaram a casa. Em seguida, a entrada na residência foi permitida por um senhor que mora no mesmo lote que a família.
Dentro da casa, os militares se depararam com Gislaine caída na copa e já sem vida. Marco foi localizado dentro do banheiro e, ao ser questionado sobre o que havia ocorrido com a mãe, confessou ter assassinado a vítima.
Segundo relatos do jovem aos policiais, ele chutou Gislaine e, com a vítima caída ao chão, ainda pisoteou o rosto dela por diversas vezes e também a cortou e esfaqueou em diferentes partes do corpo. Com a confissão, Marco foi preso em flagrante e apenas justificou o crime dizendo que “serpente mata é esmagando a cabeça".
Peritos da Polícia Civil foram ao local do crime e constataram que Gislaine sofreu afundamento da face e, aproximadamente, 25 perfurações pelo corpo.
Um irmão de Marco revelou para a polícia que Marco já o ameaçou de morte, é usuário de drogas e tinha o costume de agredir a mãe por ela não dar dinheiro para ele comprar entorpecentes.
O jovem, que tem várias passagens pela polícia e morava sozinho com a mãe, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Venda Nova. A faca e a tesoura usadas no homicídio foram apreendidas.

Presidente do STF contradiz o status quo no Brasil

** EDS: BLUE CAST IS DUE TO COLOR OF SKYLIGHTS IN THE AIRPORT.** Joaquim Barbosa, right, chief justice of Brazil
BRASÍLIA, Brasil – O Supremo Tribunal Federal (STF) há muito tempo se vê como um bastião dos bons modos e da formalidade. Os juízes se chamam de 'vossa excelência', vestem mantos ondulantes e envolvem cada declaração com grandiloquência, como se pouca coisa tivesse mudado desde a época em que marqueses e duques dominavam vastas plantações.
Contudo, quando o presidente do STF, Joaquim Barbosa, 58 anos, entra a passos largos na corte, as dez outras excelências se preparam para o que pode acontecer.
Em uma briga televisionada, Barbosa questionou a outro juiz se este estaria no STF não fosse a indicação do primo, ex-presidente que sofreu impeachment em 1992. Outro juiz foi censurado por Barbosa pelo que este considerou como tom condescendente, dizendo que não era seu 'capanga'.
Em um de seus momentos mais mordazes, Barbosa, o primeiro e único negro do STF, atacou o sistema jurídico brasileiro como um todo – país onde ainda é extraordinariamente raro que políticos passem um tempo presos, mesmo após serem condenados pelos crimes – alegando que a mentalidade dos juízes era 'conservadora, defensora do status quo e a favor da impunidade'.
'Tenho um temperamento que não se adapta bem à política', disse Barbosa em uma entrevista recente em seus aposentos aqui no STF, um marco modernista de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer. 'É porque costumo falar o que penso.
Entre as decisões recentes do STF estão o reconhecimento unânime de manter a política de admissão da Universidade de Brasília, destinada a aumentar o número de estudantes negros e indígenas, abrindo caminho para uma das leis de ação afirmativa mais abrangentes do Hemisfério Ocidental em favor da educação superior.
Em outra atitude, Barbosa usou a influência como presidente do STF e do grupo responsável por supervisionar o judiciário para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. E em uma cruzada contra a corrupção, ele supervisiona o julgamento marcante de figuras políticas importantes do Partido dos Trabalhadores, no governo, por seus papéis em um amplo esquema de compra de votos.
Chegar ao STF e levar a instituição a afirmar sua independência, parecia um objetivo distante demais para Barbosa, mais velho de oito filhos e criado em Paracatu, cidade pobre do Estado de Minas Gerais, onde o pai trabalhou como pedreiro.
Porém, sua notoriedade – não apenas no tribunal como também nas ruas – está tão bem estabelecida que máscaras com seu rosto foram vendidas no Carnaval, músicos amadores compuseram canções a respeito de sua condução do julgamento de corrupção e publicaram no YouTube, e manifestantes durante os gigantescos protestos de rua que abalaram a nação neste ano declararam a pesquisas de intenção de voto que Barbosa figurava entre suas principais preferências para as eleições presidenciais do ano que vem.
Embora os protestos tenham continuado desde o auge em junho, persiste o tumulto político desencadeado por eles. Se antes se considerava que a disputa presidencial seria ganha de lavada pela atual presidente, Dilma Rousseff, agora ele se mostra indefinida, com Barbosa – que chama tanto a atenção do público que os colunistas sociais estão acompanhando seu romance com uma mulher de 20 e poucos anos – afirmando repetidas vezes que não concorrerá.
'Não sou candidato a nada', ele afirma.
Porém, o mesmo resplendor público que o transformou em celebridade também o queimou. Embora tenha ganhado ampla admiração pela condução da suprema corte, Barbosa, como qualquer outra figura política de destaque no Brasil, enfrenta análises minuciosas. Para alguém acostumado a criticar os chamados supersalários recebidos por membros do sistema jurídico, as revelações o colocaram na defensiva.
Uma reportagem no noticiário brasileiro descreveu como ele recebeu cerca de US$ 180 mil em pagamentos por licenças-prêmio durante seus 19 anos como promotor público. (Tais pagamentos são comuns em algumas áreas da grande burocracia pública brasileira). Outra reportagem comentou que ele comprou um apartamento em Miami por meio de uma empresa de responsabilidade limitada, sugerindo uma tentativa de pagar menos impostos sobre a propriedade.
Em declarações, Barbosa afirma não ter feito nada de errado.
Em um país onde a maioria das pessoas agora se define como negras ou mulatas, mas onde os negros continuam sendo extraordinariamente raros nos altos escalões das instituições políticas e corporações, a trajetória de Barbosa e seus modos abruptos geraram tanto ampla admiração quanto uma boa dose de resistência.
Quando adolescente, Barbosa se mudou para a capital, Brasília, indo trabalhar como faxineiro em um tribunal. Contra todas as chances, ele entrou na Universidade de Brasília, o único estudante negro no curso de direito de então. Mais tarde, ele conseguiu ser aprovado para o serviço diplomático brasileiro, que imediatamente o levou a Helsinque, a capital finlandesa às margens do Mar Báltico.
Sentindo que não avançaria muito no serviço diplomático, que ele qualificou de 'uma das instituições mais discriminatórias do Brasil', Barbosa optou pela carreira como promotor público. Ele se alternava entre investigações jurídicas no Brasil e estudos no exterior, ganhando fluência em inglês, francês e alemão, além do doutorado em direito pela Universidade de Sorbonne, Paris
Fascinado pelos sistemas legais de outros países, Barbosa escreveu um livro sobre a ação afirmativa nos Estados Unidos. Ele ainda expressa admiração por figuras como Thurgood Marshall, o primeiro negro da Suprema Corte dos EUA, e William J. Brennan Jr., que durante anos representou a visão liberal da Suprema Corte, claramente servindo de inspiração enquanto levava o STF a decisões sociais liberais.
Mesmo assim, nenhuma decisão levou Barbosa a crescer tanto na imaginação pública brasileira quanto a condução do julgamento de políticos, legisladores e banqueiros considerados culpados em um escândalo de corrupção labiríntico chamado mensalão, em função dos pagamentos dados a políticos em troca de votos.
Em novembro, a pedido de Barbosa, o STF sentenciou algumas das figuras mais poderosas do Partido dos Trabalhadores a anos de prisão pelos crimes no esquema, incluindo suborno, formação de quadrilha, sacudindo um sistema político no qual a impunidade dos políticos tem sido a norma.
Agora o julgamento do mensalão está entrando no que pode ser sua fase final e Barbosa por vezes se mostrou exasperado com réus já considerados culpados e sentenciados, mas que conseguiram evitar ser presos. Ele entrou em conflito com outros juízes durante o exame de um procedimento jurídico raro no qual apelações sobre votações encerradas na STF são examinadas.
Ao perder a paciência com um juiz de renome, Ricardo Lewandowski, que tentou absolver alguns réus de determinados crimes, Barbosa o acusou publicamente, em agosto, de fazer 'chicanas' ao recorrer ao juridiquês para sustentar certas posições. Seguiram-se protestos entre quem não suportou ver Barbosa falar daquela forma com um colega juiz.
'Quem o ministro Joaquim Barbosa pensa que é?', perguntou Ricardo Noblat, colunista do jornal 'O Globo', questionando se Barbosa estava qualificado para presidir o STF. 'Que poderes ele julga ter só porque está sentando na cadeira do presidente do Supremo Tribunal Federal?'
Barbosa não se desculpou. Na entrevista, ele afirmou que um pouco de tensão era necessária para o tribunal funcionar adequadamente.
'Sempre foi assim', ele disse, afirmando que discussões agora eram mais fáceis de ver porque os julgamentos são televisionados.
Ligando o trabalho do STF à recente onda de protestos, ele explicou que discordava veementemente da violência de alguns manifestantes, mas também disse acreditar que os movimentos das ruas eram um 'sinal de exuberância da democracia'.
'As pessoas não querem assistir passivamente e observar esses arranjos da elite, que sempre foram a tradição brasileira.'
.
'

CABRITO NASCE COM O 'ROSTO' PARECIDO AO DE UMA PESSOA, NO INTERIOR DO CEARÁ


O proprietário da Fazenda Agropecuária Lima, no Sitio Três Riachos, situado a 10 Km do Centro de Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão Central cearense, tomou um susto na manhã desta terça-feira (27), quando foi realizado um parto em uma cabra na sua propriedade.

surpresa foi porque os dois filhotes de caprinos tinha uma anomalia, sendo que, um deles tinha a cabeça num formato de uma cabeça de um ser humano. Tendo a cabeça, a boca e o nariz um pouco semelhante à de uma pessoa.

O proprietário Raimundo Pereira explicou que a cabra teve dificuldade para parir, daí então, ele entrou em contato com uma pessoa da região que veio até a sua propriedade para fazer o parto, para a surpresa de todos, os dois filhotes que foram retirados tinha uma anormalidade, o primeiro a ser retirado foi o que teve a cabeça com formato de um ser humano, sendo que nasceu morto, já o segundo filhote também tinha uma deficiência e morreu em seguida.

Pereira ainda acrescentou que só nesta terça-feira, nasceram 06 (seis) filhotes e que 05 (cinco) destes nasceram com anormalidades e todos morreram, sendo que, apenas um nasceu perfeito e ainda sobrevive. O mesmo relatou ainda que nunca havia nascido nenhum animal com anomalia genética na sua propriedade.


Do 180 Graus.

A convite da Comissão Especial do Senado, prefeito de Ouricuri participa de audiência pública sobre a transposição do Rio São Francisco

cezar de preto 15
A convite da Comissão Especial do Senado Federal, que fiscaliza as obras de transposição do Rio São Francisco, o prefeito do município de Ouricuri, Cézar de Preto, participa nesta sexta-feira (30), às 14 horas, de audiência pública na cidade de Serra Talhada.
O evento acontece na Câmara de Vereadores e vai tratar sobre o andamento das ações no Estado e contará com a presença dos senadores pernambucanos Humberto Costa (PT), Armando Monteiro (PTB) e dos demais senadores membros da comissão: Vital do Rêgo (PMDB-PB), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Paulo Davim (PV-RN), Benedito de Lira (PP-AL), Ciro Nogueira (PP-PI) e Lídice da Mata (PSB-BA).

29 de agosto de 2013

Eduardo Campos participa do Programa do Ratinho




 
Embora não assuma publicamente postura de candidato, o socialista tem rodado o Brasil para divulgar seu nome e sua gestão em Pernambuco, dando mais um passo ao dar entrevista ao apresentador - no quadro "Dois dedos de Prosa" -, que comanda uma programação voltada para as classes C e D.
"Eduardo vai ao programa diante da insistência de Ratinho, que o convidou várias vezes e já cobrou no ar a sua presença", afirmou o secretário nacional do partido, Carlos Siqueira, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. Correligionários afirmam que ele continuará com a estratégia de debater 2014 apenas em 2014. A entrevista deve ir ao ar na quinta (29) ou segunda (2). O programa começa às 22h.
Pesquisa do instituto Datafolha divulgada este mês mostrou que Eduardo Campos é o presidenciável menos conhecido dos eleitores. Apenas 7% dos entrevistados pela sondagem afirmaram conhecê-lo muito bem. A título de comparção, em relação à presidente Dilma Rousseff (PT), o percentual sobe para 58%.
Já participaram do mesmo quadro no Programa do Ratinho os também presidenciáveis Aécio Neves (PSDB-MG) e Marina Silva (PV).

Trindade forma “comissão” para proteger suas terras

No último dia 22 se reuniram na Câmara de Vereadores de Trindade, para discutir a demarcação de terras do município, os vereadores Maurício Elias, Edvan da Saúde e Alan Galdino; o secretário de Agricultura, Tony Cunha; representantes da secretaria de Obras, José Nilton e José Oliveira; membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Risia Lucia e Edimilson da Silva; o coordenador adjunto do SINTRAF, Amilton Lima; o presidente da Associação Espaço Livre, Joãozinho Andrade; o representante do MST, Genario Souza; e o representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Antônio Miguel.
Foi formada na ocasião a “Comissão de Demarcação dos Limites do Município de Trindade – Comissão Trindade é Nossa”, presidida por Mauricio Elias, com Antônio Miguel na vice-presidência, Gerson Brasil na relatoria, e apoio financeiro de Tony Cunha e José Nilton. Esta comissão ficou responsável pela coleta de informações e provas antigas do verdadeiro território de Trindade, que atualmente o município de Ouricuri vem tentando se apossar, segundo membros do grupo trindadense. A comissão acusa Ouricuri de entrar em conflito e causar transtornos para muitos moradores de povoados e zona rural do município.
“Todos sabem que Trindade é a capital do gesso, e por esse motivo a nossa vizinha ‘Ouricuri’ cresceu os olhos nas terras ricas em gipsita ao qual nos pertence, e esta tentando de todos os modos tomar uma grande parte do nosso território. Para que essa questão seja encarada de frente foi montada essa comissão”, relataram os integrantes da comissão em e-mail enviado à redação do Blog Alvinho Patriota. Conforme informações da comissão, o prefeito de Ouricuri fez visitas recentes a alguns povoados, dizendo aos moradores que aquelas terras pertenciam ao município administrado por ele.
Na última terça-feira (27) a Câmara de Vereadores de Trindade realizou uma reunião para decidir que providências serão tomadas sobre esse caso. “A população trindadense esta mobilizada com este fato e está preparada para defender o município, com provas existentes e documentos documentados de 1960, 1964, 1965 dizendo que essas terras são de Trindade”, ressalta a comissão.
A Comissão Trindade é Nossa está estudando todos os limites e com uma articulação já programada, juntamente com a assessoria jurídica e com total apoio da prefeitura, com atividades preparadas para essa semana e decorrer dos próximos meses.
Fotos: Joãozinho Andrade

Brasil passa dos 200 milhões de habitantes e população começa a cair em 2043

 Brasil passa dos 200 milhões de habitantes e população começa a cair em 2043
RIO - O Brasil já tem mais de 200 milhões de habitantes, aponta estimativa do IBGE, que divulgou nesta quinta-feira, 29, a projeção da população até o ano de 2060. Segundo cálculo do IBGE, a população brasileira em 2013 é de 201.032.714 pessoas. A tendência é de crescimento cada vez menor até que a população começará a cair. Segundo estudo divulgado nesta quinta-feira, 29, a população brasileira em 2012 era de 199,242 milhões de habitantes, número acima do anunciado ano passado, de 194 milhões.
Veja também:
Expectativa de vida chegará a 81,2 anos em 2060

População do Rio Grande do Sul começa a diminuir em 2030 e do Piauí, em 2026
 

Segundo o IBGE, o número de habitantes vai diminuir a partir de 2043, depois de um período de baixíssimo crescimento, e chegará a 218,173 milhões em 2060. O recorde da população, segundo as projeções, será de 228,350 milhões de habitantes, no ano de 2042.
A queda no número de brasileiros começará mais tarde e será mais lenta do que a estimativa divulgada em 2008, quando o IBGE previa redução do número de habitantes a partir de 2040. Há cinco anos, o IBGE calculou que a população atingiria 215,287 milhões em 2050, enquanto a projeção divulgada agora é de 226,347 milhões de habitantes naquele ano. Também houve mudança em relação à expectativa de vida, que aumentou mais devagar do que o previsto inicialmente. Os brasileiros estão vivendo mais, porém não tanto quando o previsto.
Ao mesmo tempo, a previsão de 2008 era de que o Brasil só bateria a marca dos 200 milhões de habitantes em 2015.
A população brasileira de 2060 voltará ao patamar de 2025, quando o País, segundo as projeções, terá 218,330 milhões de habitantes. No período de 60 anos, entre 2000 e 2060, a população crescerá 25,8%.
O cálculo revisado do número de habitantes de 2000 e de 2010 que consta da atual projeção é diferente, no entanto, dos resultados divulgados anteriormente nos Censos desses dois anos. O Censo 2010 apontou 190,755 milhões de habitantes, enquanto a projeção fala em 195,497 milhões. Segundo técnicos do IBGE, a diferença se deve ao fato de que as projeções são feitas com base em cálculos matemáticos, enquanto o resultado final do Censo reproduz a resposta dos entrevistados.
A queda da população é reflexo da diminuição da taxa de fecundidade (média de filhos por mulher), que já ficou abaixo do nível de reposição (de 2 filhos por mulher) em 2010. Segundo o estudo, a taxa de fecundidade cairá de 1,87 em 2010 para 1,50 em 2034 e ficará neste patamar até 2060.
Veja lista da população nos 26 Estados e no Distrito Federal:
São Paulo: 43.663.672
Minas Gerais: 20.593.366
Rio de Janeiro: 16.369.178
Bahia: 15.044.127
Rio Grande do Sul: 11.1 6 4.050
Paraná: 10.997.462
Pernambuco: 9.208.551
Ceará: 8.778.575
Pará: 7.969.655
Maranhão: 6.794.298
Santa Catarina: 6.634.250
Goiás: 6.434.052
Paraíba: 3.914.418
Espírito Santo: 3.839.363
Amazonas: 3.807.923
Rio Grande do Norte: 3.373.960
Alagoas: 3.300.938
Piauí: 3.184.165
Mato Grosso: 3.1 8 2.114
Distrito Federal: 2.789.761
Mato Grosso do Sul: 2.587.267
Sergipe: 2.195.662
Rondônia: 1.728.214
Tocantins: 1.478.163
Acre: 776.463
Amapá: 734.995
Roraima: 488.072

Cientista sugere que vida começou em Marte

Cientista sugere que vida começou em Marte
Um estudo apresentado em uma conferência científica sugere que a vida pode ter começado em Marte antes de chegar à Terra.
A teoria foi apresentada pelo químico Steven Benner, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Westheimer (EUA), em na Conferência de Goldschmidt, em Florença, na Itália.
A forma como átomos se juntaram pela primeira vez para formar os três componentes moleculares dos seres vivos - RNA, DNA e proteínas - sempre foi alvo de especulação acadêmica.
As moléculas não são as mais complexas que aparecem na natureza, ainda assim não se sabe como elas surgiram. Acredita-se que o RNA (ácido ribonucleico) foi o primeiro a surgir na Terra, há mais de três bilhões de anos.
Hostil
Uma possibilidade para a formação do RNA a partir de átomos, como carbono, seria o uso de energia (calor ou luz). No entanto, isso produz apenas alcatrão.
Para criação do RNA, os átomos precisam ser alinhados de forma especial em superfícies cristalinas de minerais. Mas esses minerais teriam se dissolvido nos oceanos da Terra naquela época.
Benner diz que esses minerais eram abundantes em Marte. Ele sugere que a vida teria surgido primeiro em Marte, seguindo para a Terra em meteoritos.
Na conferência em Florença, o cientista apresentou resultados sugerindo que minerais que contém elementos como boro e molibdênio são fundamentais na formação da vida a partir dos átomos.
Ele diz que os minerais de boro ajudam na criação de aros de carboidrato, gerando químicos que são posteriormente realinhados pelo molibdênio. Assim surge o RNA.
O ambiente da Terra, nos primeiros anos do planeta, seria hostil aos minerais de boro e ao molibdênio.
'É apenas quando o molibdênio se torna altamente oxidado que ele é capaz de influenciar na formação da vida', diz Benner.
'Esta forma de molibdênio não existira na Terra quando a vida surgiu, porque há três bilhões de anos a Terra tinha muito pouco oxigênio. Mas Marte tinha bastante.'
Segundo ele, isso é 'outro sinal que torna mais provável que a vida na Terra tenha chegado por um meteorito que veio de Marte, em vez de surgido no nosso planeta'.
Outro fator que reforçaria a tese é o clima seco de Marte, mais propício para o surgimento de vida.
'As evidências parecem estar indicando que somos todos marcianos, na verdade, e que a vida veio de Marte à Terra em uma rocha', disse Benner à BBC.
'Por sorte, acabamos aqui - já que a Terra certamente é o melhor entre os dois planetas para sustentar vida. Se nossos hipotéticos ancestrais marcianos tivessem ficado no seu planeta, talvez nós não tivéssemos uma história para contar hoje.'
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

28 de agosto de 2013

Empresa particular provocou apagão, diz Chesf



O apagão que atingiu o Nordeste do país na tarde desta quarta-feira (28) foi provocado por uma empresa particular de energia elétrica, afirmou o gerente da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) no Piauí, Airton Feitosa.
'A falta de energia não ocorreu no sistema da Chesf, mas por uma empresa particular durante o pico de alto intercâmbio de energia para o Nordeste', afirmou.
Apagão gera transtornos por toda a região Nordeste
O gerente comparou o problema a uma 'freada brusca' em um carro. 'É como você estar acelerando a 110 km/h e dar uma freada brusca. Duas linhas de transmissão de 500 kV apresentaram problemas', afirmou.
Segundo ele, a energia já estava voltando em todos os bairros de Teresina por volta das 17h.
A direção da Eletrobras no Piauí divulgou nota se eximindo de responsabilidade pela interrupção do fornecimento de energia.
'A causa está sendo diagnosticada pela Chesf, que deverá se posicionar sobre essa falta de energia', diz a nota da Eletrobras, que tem mais de um milhão de clientes no Piauí.
O apagão começou por volta das 15h e afetou os nove Estados do Nordeste.
Aos poucos estava sendo retomada também em Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB) Maceió (AL). Em Natal (RN), a luz voltou por volta das 16h50, mas dez minutos depois caiu de novo. Na capital da Paraíba, a Polícia Militar pede para as pessoas permanecerem em suas casas.
Segundo as distribuidoras de energia nos Estados, a luz está sendo reestabelecida aos poucos, para que a rede não fique sobrecarregada e ocorra um novo apagão nas cidades.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que foi comunicada da falha, considerada internamente como de 'grandes proporções'.
A agência foi informada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) de que a transmissão de energia na região caiu de 10 mil megawatts para mil megawatts, ou seja 10% do nível normal.
O Ministério de Minas e Energia também está apurando as causas dos problemas.

Cassação polêmica



          
A cassação do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), é um fardo que despencou na cabeça do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, José Fernando Lemos. Coube a ele o voto de minerva pela degola do peemedebista. Ao tomar conhecimento do julgamento em Petrolina, Lóssio suspeitou de ingerências políticas.
Há uma coincidência estranha: o mandato do prefeito foi para o beleléu no dia seguinte ao Supremo Tribunal Federal anunciar que investigará o ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração) por fraude em licitações quando prefeito daquele município. Toda campanha gera, por si só, uma penca de processos e recursos na justiça eleitoral.
Mas quando a ação é cabeluda, sem contestação, existe uma tendência do pleno do TRE se manifestar consensualmente, ou seja, por unanimidade, seja pela condenação ou não. Não foi o que aconteceu no recurso contra Lóssio. Ao final da sua análise, a corte se dividiu. Na verdade, rachou ao meio.
Três desembargadores interpretaram a peça como abuso de poder, irregularidade grave, enquanto igual número de “juízes” da causa não viu assim, votando pelo seu arquivamento. Com isso, sobrou para o presidente da justiça eleitoral pernambucana o veredito final, que se deu pela cassação.
Corajoso, José Fernando Lemos bateu de frente com três colegas de corte que leram e releram o processo e não conseguiram identificar qualquer tipo de crime cometido pelo prefeito. Infelizmente, a justiça brasileira permite isso.
Ou seja, variadas leituras de um processo, daí a desconfiança do prefeito de que acabou sofrendo uma incriminação política, que fugiu às amarras da real leitura jurídica. Pode até não ter sido, mas a divisão da corte, por si só, já seria

Atacante exagera e levanta juíza na comemoração, mas gol é anulado

 
Um lance inusitado marcou a rodada da Copa Kaiser, o principal torneio do futebol amador de São Paulo, no último domingo. No segundo tempo da vitória do Nápoli/Vila Industrial sobre o Coroado/Guaianases por 2 a 0, a árbitra Regildenia Holanda de Moura foi abraçada e levantada pelo atacante Digão, do Nápoli, durante a comemoração de gol.
A juíza, que faz parte do quadro feminino da Fifa, não se impressionou com a festa: anulou o lance, marcando falta no goleiro Caveira.(Regildenia Holanda Moura, Natural da cidade de Ouricuri Pe.)

Aprovado Projeto que cria Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe

 
O Senado aprovou, na noite desta terça-feira (27.08), por unanimidade, projeto de lei de autoria do senador Inácio Arruda autorizando o Poder Executivo a criar a Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe (RICA), com o objetivo de articular e harmonizar as ações administrativas da União e dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba. Agora o projeto irá à apreciação da Câmara Federal.
Consideram-se de interesse comum da Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe as ações da União e dos Estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba, voltadas para o desenvolvimento econômico sustentável, a conservação do equilíbrio socioambiental, a geração de emprego e renda e a implantação de infraestrutura.
Comemorando a decisão, o senador Inácio lembrou que a RICA abrange uma área de 45.901,4 km2 e, em 2007, abrigava uma população de 1.546.707 habitantes, incluindo-se aí os municípios integrantes da Área de Preservação Ambiental (APA) do Araripe. “É oportuno salientar que pesquisas e estudos geológicos em curso apontam para a possibilidade da existência de petróleo na Bacia Sedimentar do Araripe, englobando municípios do Cariri Cearense, de Pernambuco, do Piauí e da Paraíba. A confirmação da presença do petróleo na região poderá representar forte impacto no processo de desenvolvimento”, lembrou.
Segundo o parlamentar, “a existência de uma política local de desenvolvimento econômico e social deverá permitir que setores carentes tenham acesso a instrumentos adequados para as mudanças estruturais necessárias. Para que isso ocorra, é necessário coordenar programas, projetos e políticas públicas, o que será possível com a implantação da Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe”.
A RICA é constituída pelos municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre, no Ceará; Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Trindade, em Pernambuco; Acauã, Alegrete, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande, Campo Grande, Caridade do Piauí, Curral Novo, Francisco Macedo, Fronteiras, Marcolândia, Padre Marcos, Paulistana, Pio IX, São Julião, Simões, Vila Nova, no Estado do Piauí; Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Conceição, Guarabira, Monte Horebe, Santa Inês, São José de Piranhas, na Paraíba.

Prefeitura de Ouricuri realiza reunião pré-contratual e primeira etapa do sorteio das chaves do Programa Minha Casa Minha Vida

8537643598_f79bc3cd0c

A Prefeitura de Ouricuri, através da Secretaria Municipal de Ação Social, realiza nesta quarta-feira (28) reunião pré-contratual com os beneficiários selecionados na 1ª etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida. Os contemplados deverão comparecer ao Salão Paroquial São Sebastião às 14 horas.
Já na quinta-feira (29), acontece o sorteio das chaves para 500 (quinhentas) casas das famílias contempladas na primeira etapa do Residencial São Sebastião I. O sorteio será realizado pela Caixa Econômica Federal – Recife, às 9 horas na Quadra Poliesportiva da Escola Fernando Bezerra. É através deste sorteio que cada um dos contemplados saberá em qual residência irá morar.
Os beneficiários contemplados deverão comparecer munidos dos seus respectivos documentos.
Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Ouricuri

LDO: Prefeito Cezar pede apenas 4% de Créditos Adicionais Suplementares e vereadores aprovam por unanimidade

1238821_10200662967912323_1439960302_n
Após semanas de discussão, os vereadores da Câmara Municipal de Ouricuri aprovaram, na sessão extraordinária desta terça-feira (27), o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014
A matéria, enviada pelo Executivo, através do Prefeito Cezar de Preto, foi votada e aprovada por unanimidade, com apenas 4% de Créditos Adicionais Suplementares para o próximo ano.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é o instrumento por meio do qual o governo estabelece as principais diretrizes e metas da Administração Pública para o prazo de um exercício. Ela estabelece um elo entre o Plano Plurianual Participativo e a Lei Orçamentária Anual, uma vez que reforça quais programas relacionados no PPA terão prioridade na programação e execução orçamentária.
Foto: Cell Filho

Queimada no Piauí provocou blecaute em toda região Nordeste

ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informaram que a interrupção no fornecimento de energia que atingiu a Região Nordeste na tarde desta quarta-feira (28) foi causada por uma queimada em uma fazenda no município de Canto do Buriti, no Piauí, que resultou no desligamento de linhas de transmissão.
Foi desligada a linha de transmissão Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí devido à queimada. Às 15h04, o circuito foi religado manualmente, mas um novo desligamento pelo mesmo motivo ocorreu às 15h06. A linha de transmissão é da empresa Ienne, controlada pela espanhola Isoluxx. Segundo o ONS, às 15h08, também devido a uma queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí, da Taesa, empresa controlada pela Cemig, configurando uma contingência dupla, o que levou à perda de sincronismo e à consequente separação da Região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10,9 mil megawatts.

A linha passa na Fazenda Santa Clara. Houve desligamento inicial às 14h58, foi recomposta em seguida, mas logo depois uma nova incidência fez com que perdêssemos toda a carga do Nordeste. Quarenta minutos depois, já tínhamos o reinício da ligação das cargas em todas as capitais”, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que esteve na sede do ONS, no centro do Rio.
Houve o desligamento adicional de mais três linhas de transmissão que fazem a interligação do SIN com a Região Nordeste: Presidente Dutra -Teresina (circuitos 1 e 2), Presidente Dutra-Boa Esperança e Bom Jesus da Lapa-Rio das Éguas. “Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da Região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30”, diz a nota divulgada no início da noite pelo ONS.
O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, explicou que a queimada causou um curto-circuito no sistema. “Houve uma contingência dupla na linha de 500 quilovolts São João do Piauí-Ribeiro Gonçalves. Com isso, se abriram outras linhas de 500 KV, que conduziram à separação de todo o sistema Nordeste do restante do sistema interligado. Aí a carga é muito maior do que a geração da região, ocorrendo o desligamento”, explicou Chipp. (Da Agência Brasil)

Nomeado por Gleisi Hoffmann, pedófilo da Casa Civil está foragido e é caçado pela polícia do Paraná

 
Caçada implacável – Ex-prefeito de Realeza e assessor especial da ministra-chefe da Casa Civil, Eduardo André Gaievski (PT) é considerado foragido e está sendo procurado além das fronteiras do Paraná, informou o delegado Valderez Luiz Scalco, responsável pelo cumprimento do mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Paraná. “A polícia está em seu encalço além das fronteiras do estado”, disse Scalco. Policiais paranaenses estão na capital federal para tentar prender o ex-prefeito, que é acusado de pedofilia.
Gaievski é acusado de estuprar meninas, menores de 14 anos, enquanto esteve prefeito, entre 2005 e 2012. Em janeiro deste ano, Eduardo Gaievski foi nomeado pela ministra Gleisi Hoffmann no cargo de assessor especial da Casa Civil da Presidência da República e tinha como função coordenar programas sociais ligados a menores: combate ao crack e construção de creches. Ou seja, a ministra decidiu colocar um lobo para tomar conta do rebanho.
No último sábado (24), Gleisi que está na China em busca de investidores, decidiu afastar seu assessor das funções até que investigações esclareçam as acusações que pesam contra Gaievski, que responde a processo que até o momento tem pelo menos vinte vítimas, meninas de 13 a 16 anos, a quem o então prefeito oferecia dinheiro em troca de sexo. No domingo (25), em nota à imprensa, o PT suspendeu temporariamente a filiação partidária de Gaievski. O ex-prefeito negou as acusações e afirmou que elas têm motivações políticas para comprometer a ministra Gleisi Hoffmann.

Retrato do Brasil: casca de banana na professora


 Outro dia contei a história de um juiz que pegou o seu próprio carro e foi buscar os presos para julgamento porque a polícia do Paraná alegou que não tinha condições. Hoje tem outro juiz que honra a toga e a cidadania.
O Juan Paulo Biazevic , da cidade de Bragança Paulista, condenou um aluno a pagar dez mil reais de indenização para uma professora.
Ele atirou uma casca de banana nela em plena aula. Depois mentiu em juízo e disse que era uma brincadeira de atirar banana no lixo.
O aluno levou testemunhas. Doutor Biazevic descobriu que elas mentiam e aumentou a pena.

Na sentença ele disse: "Em um momento histórico onde as ruas do país são tomadas por pessoas exigindo melhorias na educação, jovens esquecem que, além de direitos, eles também têm deveres."

Andorra: Teixeira vai se mudar para um paraíso fiscal


O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pede sua residência no principado de Andorra. A informação foi divulgada na noite de hoje pela Radio Catalunya, depois que a reportagem do Estado revelou que um terço da renda dos amistosos da seleção brasileira acabava em contas em Andorra e numa conta em nome de Sandro Rosell, amigo de Teixeira e hoje presidente do Barça. Segundo a rádio, Teixeira já deu entrada na documentação para ser residente de Andorra, o que significa que, a cada ano, terá de passar 150 dias no principado entre a França e Espanha e conhecida por ser um paraíso fiscal.
Para que seja aceito, Teixeira teria de depositar pelo menos 400 mil euros nas contas de um banco do principado. Mas, segundo a radio, ele estaria negociando transladar ao paraíso fiscal cerca de 4,9 milhões de euros.(Informações de O Estado de S.Paulo - Jamil Chade)