6 de setembro de 2013

Câmara aprova reajuste do IPTU que pode chegar a 60% em Uberlândia

Vereadores aprovaram projeto do prefeito (Foto: Reprodução/TV Integração)
Depois de 35 dias o projeto de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Uberlândia foi aprovado nesta sexta-feira (6) pela Câmara Municipal. O projeto estabelece um reajuste geral de 30% no cálculo predial (de acordo com a área construída) e 60% para lotes sem edificações.
O projeto não vai mais alterar o zoneamento e a planta de valores do imposto para os próximos cinco anos na cidade. O reajuste valerá apenas para 2014. Para os próximos anos, a Prefeitura deverá estudar outras formas de reajustes.

Antes da votação, quatro vereadores que recolheram assinaturas contra o projeto de reajuste do IPTU, mostraram aos colegas os nomes de mais de 30 mil pessoas que aderiram ao protesto. As assinaturas não sensibilizaram os parlamentares, que aprovaram a proposta do prefeito Gilmar Machado. Foram 16 votos favoráveis e nove contrários.

A oposição lamentou a aprovação do reajuste do imposto. O vereador Davi Thomaz (PSDB) disse que na verdade o reajuste não será de 30% e ficará entorno de 35% a 40%, dependendo do m² da área construída.

O vereador Ismar Prado (PT) foi um dos que votou contra a proposta do prefeito. A posição dele irritou o presidente da legenda. "A bancada é uma instituição dentro do partido e a gente entende que as tomadas de decisão são coletivas. A bancada deve comunicar o partido e pode haver uma punição ao vereador", disse Frank Rezende (PT).

Ismar Prado disse não temer punições e explicou que a ação dele dentro do parlamento foi uma prerrogativa que as pessoas lhe deram, através do voto, para defendê-las.
O líder do PT na Câmara, Marquinho do Mega Box, não quis se manifestar sobre a conduta dos parlamentares petistas durante o processo de votação do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário