22 de julho de 2013

Papa pede que jovens católicos atuem como evangelizadores


O Papa Francisco pediu nesta segunda-feira (22) que os jovens católicos do mundo evangelizem as nações, em seu primeiro discurso no Brasil, onde - como no resto da América Latina - a Igreja Católica perde fiéis há três décadas para os evangélicos e o laicismo.

O pontífice disse que veio à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai presidir de 23 a 28 de julho, para se reunir com jovens de todo o mundo 'atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor'.

Os jovens 'querem encontrar um refúgio em seu abraço, bem perto de seu coração, voltar a ouvir seu chamado claro e forte: 'Vão e façam discípulos em todas as nações', afirmou o primeiro papa latino-americano no país com o maior número de católicos do planeta.

Francisco chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira e, durante o trajeto que percorreu pelo centro da cidade, foi saudado por uma multidão de fiéis, primeiro indo do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim à Catedral Metropolitana em um carro de passeio e, depois, deixando a igreja rumo ao III Comando Aéreo Regional (Comar) em um papamóvel aberto.

No III Comar, o Papa embarcou em um helicóptero militar que o levou para o campo do Fluminense, ao lado do Palácio Guanabara, onde se reuniu com autoridades em um coquetel.

A Igreja Católica no Brasil perdeu muitos fiéis para as religiões pentecostais nas últimas décadas e esta visita é tida como crucial para a recuperação do catolicismo no país, dado o grande carisma e a simplicidade do novo Papa.
'Eu aprendi que para termos acesso ao povo brasileiro é preciso entrar em seu grande coração. Então, permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta. Peço permissão para entrar e passar esta semana com vocês. Eu não tenho nem prata nem ouro, mas trago comigo a coisa mais preciosa dada a mim: Jesus Cristo!', disse o religioso argentino, de 76 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário