O requerimento foi protocolado pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) na última quarta-feira (17), quando foi anunciado que 192 deputados e 28 senadores haviam assinado o documento. Após a conferência, a Mesa divulgou que foram mantidos os 28 senadores, mas caiu para 186 o número de deputados que apoiaram a iniciativa.
Pressão política - Para a CPI ser efetivamente criada, é necessária a leitura do requerimento em sessão conjunta do Congresso Nacional. O regimento, no entanto, não obriga o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) a ler o documento, ou seja, é necessária pressão política dos partidos para levar à frente a comissão.
Além disso, deputados e senadores têm até a meia-noite do dia da leitura do requerimento para retirar sua assinatura. A próxima sessão do Congresso está marcada para o dia 20 de agosto, quando será realizada a votação de vetos presidenciais.
Pela proposta do deputado Izalci, a CPI vai apurar se houve irregularidades no uso de recursos públicos federais nas obras dos estádios e de infraestrutura da Copa do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário