3 de maio de 2013

Secretaria de Agricultura de Ouricuri e Coordenador da Ong Caatinga vão à Brasília e conseguem recursos para a agricultura familiar

DSC00047 DSC00036 

Nos dias 25 e 26 de Abril, Paulo Pedro de Carvalho, Secretário de Agricultura de Ouricuri e Márcio Moura, Coordenador do Programa de Desenvolvimento Políticas Públicas da Ong Caatinga, foram à Brasília com intuito de pleitear ações e recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Essa reunião foi articulada pelo vereador Everaldo Valério (PT), junto ao Assessor Parlamentar Ancilon Nobre, que faz parte do Diretório Nacional do PT.
Na pauta de discussão foi explanada a dificuldade em relação ao acesso a água para as famílias agricultoras, animais e para os plantios na Região do Araripe, diante da seca atual. Segundo Diego Machado, Chefe da Assessoria Parlamentar do MDA, o Governo Federal estará doando para os municípios em situação de emergência, uma retroescavadeira e uma motoniveladora. Ele prometeu também a doação de um kit para estes mesmos municípios composto por um carro-pipa,  um caminhão-caçamba e uma pá-mecânica, conforme anunciado pela presidenta Dilma Roussef.
Todos esses equipamentos serão administrados pela prefeitura. A previsão de entrega em todos os municípios é até julho de 2014, exceto os municípios acima de 50 mil habitantes, que somente estarão recebendo estas máquinas e veículos por volta de outubro deste ano, como é o caso de Ouricuri.
Ficou encaminhado por parte da Prefeitura de Ouricuri em parceria com o Caatinga, que presta assessoria as famílias agricultoras do Araripe, fazerem um levantamento da demanda de infraestruturas hídricas e dos custos para a elaboração de um projeto amplo de fortalecimento da agricultura dessa região. Os recursos para esses projetos são via SICONV – Sistema de Convênio, que tem como uma das finalidades, facilitar as apresentações de projetos aos programas ofertados pelo Governo Federal.
“Esse diálogo direto com os assessores do MDA além de estreitarem as relações com o Governo Federal, amplia o entendimento sobre os recursos disponíveis, e como as ONG’s e as prefeituras podem enviar projetos e concretizar convênios com o governo federal. Foi um passo importante para avançarmos no fortalecimento dos agroecosistemas familiares do Araripe, principalmente quanto a estruturação hídrica de produção de alimentos para as famílias, para os animais e a comercialização”, destacou Márcio Moura.
Para Paulo Pedro, encontros desse tipo são muito importantes para conseguir recursos. “Estes contatos em Brasília é de suma importância para buscarmos mais recursos e apoio para ações concretas em nosso município. Termos encontrado Ancilon que, além de sua competência, é filho de Ouricuri e tem muito compromisso, é um privilégio para nossa cidade. Precisamos valorizar esta oportunidade”, afirmou o Secretário de Agricultura de Ouricuri.(blogbrunomorais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário