DO BLOG DE HERÓDOTO BARBEIRO
Foi mais fácil para o príncipe regente de Portugal, Dom João.
Ao chegar no
Brasil, em 1808, aportou em Salvador. Lá com o apoio dos comerciantes
liderados pelo Visconde do Cairú, assinou a abertura dos portos para as
nações amigas. É verdade que por trás de tudo isso estava a Inglaterra.
A presidente
Dilma não tem a mesma sorte. Ela tenta modernizar os portos brasileiros
uma vez que eles são caros e gargalos da nossa economia. Para isso o
Congresso tem que aprovar um projeto.Até agora nada.
E quem está
por trás disso? Há interesses econômicos e políticos. Há caciques que
são donos de portos, penduram afiliados políticos, facilitam a entrada
de mercadorias e fazem caixa de campanha.
Outros
manobram os sindicatos que arrecadam autorizando mão de obra para
carregar e descarregar navio. Ninguém quer perder, só ganhar. O único
que perde é o Brasil, portos ineficientes ajudam as mercadorias a
ficarem mais caras e a perder competitividade.
A decisão ficou para a próxima segundona. Na sua opinião os deputados vão aparecer para trabalhar?
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