Os papagaios cinzentos, que vivem na selva africana, pensam de forma lógica, similar aos macacos e às crianças de 3 anos de idade, assegura uma pesquisa publicada nesta quarta-feira pela Universidade de Viena e o Instituto Científico Konrad Lorenz.
No experimento a cientista austríaca Judith Schmidt agita diante de um papagaio dois copos de plástico, um com uma noz em seu interior e o outro vazio.
O animal entende imediatamente que a noz está escondida dentro do copo que faz barulho.
Depois, a pesquisadora agita apenas o copo que não contém nada e o coloca junto ao outro sobre a mesa, e o animal entende que a noz deve estar sob o outro copo.
Os cientistas austríacos asseguram que quando se agita os dois copos os apenas um deles os papagaios cinzentos encontram a noz sempre e com a mesma velocidade.
Se não sai nenhum barulho de um copo, os animais deduzem sempre que a noz deve estar no outro, o que só é observado em macacos e crianças a partir de 3 anos de idade, conclui o estudo.
No entanto, ao contrário dos papagaios, os macacos só alcançam essa habilidade após um intenso treinamento, enquanto pastores alemães são incapazes de raciocinar dessa forma.
O estudo, que se baseia em experimentos realizados com seis animais, com idades entre 10 e 35 anos, foi publicado na revista científica britânica "Proceedings of the Royal Society B".
Nenhum comentário:
Postar um comentário