18 de fevereiro de 2014

Proprietários da Compra Premiada Eletromil são presos no Piauí

A Polícia Civil do Estado do Pará apresentou nesta segunda-feira (17), na sede da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), Eduardo Fernandes Facunde, 43 anos, e o filho dele, Eduardo Fernandes Facunde Júnior, 23.

Eles são acusados de aplicar o “Golpe da Compra Premiada”. Pelo menos dez mil pessoas, só no Pará, teriam sido vitima do esquema.
Pai e filhos foram presos no último sábado (15), em Teresina (PI). Eles são proprietários da Empresa Eletromil, acusada de aplicar o golpe também no Maranhão.
No Pará eles teriam lesado as suas vitimas em cerca de R$ 30 milhões de reais. Ambos estavam com mandados de prisão expedidos pela justiça paraense.
Eduardo Facundes, o pai, é apontado como o maior fraudador do Brasil na modalidade “Compra Premiada”. A esposa dele, Maria Sailene Gomes Facundes, que também está com mandado de prisão, permanece foragida.
Os acusados são maranhenses, naturais da cidade de Bacabal.
As investigações, presididas pela Dioe, começaram em 2012, quando centenas de vítimas procuraram a Delegacia do Consumidor para registrar boletim de ocorrência.
De acordo com a polícia foram mais de 800 denúncias, no Pará contra eles. O golpe começou a ser aplicado no interior do estado, nas cidades de Castanhal, Capanema e São Miguel do Guamá, e só depois chegou à Região Metropolitana de Belém.
O golpe começou a ser denunciado após as vitimas começarem a pedir a devolução do dinheiro empregado no golpe. Quando a pressão começou aumentar os acusados fugiram do Pará.
O filho de Eduardo Facundes foi preso porque faz parte da sociedade junto com o pai.
Na semana passada, a policia ficou sabendo que eles estavam no interior do Ceará. Na sexta-feira (14), uma equipe policial se dirigiu ao Estado, onde foi informado que os acusados teriam viajado para o Piauí.
Eduardo Facundes, o pai, foi preso quando parou em um posto de combustíveis, no inicio da manhã de sábado, quando seguia do interior do Maranhão para Teresina.
Ao meio-dia também de sábado, o filho dele foi preso, na casa da sogra, em Teresina. Os dois foram levados para uma cela do Grupo de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil do Piauí.
Em seguida foram levados para o Pará, onde se encontram á disposição da Justiça. Os dois serão ouvidos em depoimento ainda esta semana.
Além do Pará, Eduardo Facundes tem mandados de prisão no Maranhão e Ceará e tem, em seu nome, mais de 40 empresas espalhadas em várias cidades brasileiras, cada uma com um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) diferente, mas todas com as mesmas finalidades: a Compra Premiada, prática proibida no Brasil pelo Banco Central.
A esposa de Eduardo facundes, identificada como Maria Sailene. Teria fugido para o interior do Ceará. As buscas para localizá-la continuam.
Os dois presos vão responder por estelionato, formação de quadrilha e crimes contra o consumidor.
Agência Pará / imagem: Blog do Sérgio Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário