28 de julho de 2012

Cientistas descobrem como cérebro vê homens e mulheres

Um novo estudo descobriu que nosso cérebro processa imagens de maneira diferente, dependendo de qual gênero estamos olhando, independentemente de homens ou mulheres. A equipe por trás da pesquisa diz que ela pode ajudar a explicar porque as mulheres são muitas vezes objeto sexual. As informações são do Daily Mail.
A pesquisa, publicada no European Journal of Social Psychology, encontrou em uma série de experiências que os participantes tratam imagens de homens e mulheres de maneiras muito diferentes. Quando olhamos para algo, nosso cérebro percebe em sua totalidade ou dividido em partes.
Quando apresentado com imagens de homens, as pessoas tendem entender a imagem de forma mais 'global' através do método mental em que uma pessoa é percebida como um todo. Enquanto isso, imagens de mulheres foram analisadas como um objeto de várias partes. 
Os pesquisadores falaram que a distinção é parecida com a nossa forma de ver peças de um quebra-cabeça em relação à forma como vemos a imagem concluída.
"O estudo é o primeiro a vincular esses processos cognitivos para a teoria de objetivação", disse Sarah Gervais, professora de psicologia da University of Nebraska-Lincoln e autora principal do estudo. "As mulheres foram percebidos da mesma forma que os objetos são vistos", acrescentou.
No estudo, os participantes foram aleatoriamente presenteados com dezenas de imagens de homens e mulheres. Cada pessoa foi mostrada da cabeça aos joelhos, de pé e com os olhos voltados para a câmera. Após uma breve pausa os participantes viram duas novas imagens em sua tela: uma deles não foi modificada e continha a imagem original, enquanto a outra era uma versão ligeiramente modificada da imagem original, que incluía uma parte do corpo sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário