19 de setembro de 2012

Oscar brilha como titular, marca dois, mas Chelsea permite empate do Juve


O torcedor do Chelsea não deixou o Stamford Bridge plenamente satisfeito com o empate por 2 a 2 com o Juventus, em seu retorno à Liga dos Campeõesapós a conquista da última temporada. Mas bastará citar o nome de Oscar para ele abrir um sorriso daqueles no rosto. Se os Blues conseguiram um ponto no primeiro jogo da defesa do título devem agradecer e muito ao camisa 11. Titular pela primeira vez, o reforço de R$ 78 milhões marcou duas vezes nesta quarta-feira, pelo Grupo E, e assumiu um papel de protagonista que faltou a tantos brasileiros desde os tempos áureos de Kaká - no Milan. No fim, porém, os italianos reagiram com gols de Vidal e Quagliarella e ainda quase chegaram a uma histórica virada.
O resultado deixa ambos atrás da liderança na chave, já que o Shakhtar Donetsk derrotou o estreante Nordsjaelland, por 2 a 0, na Donbass Arena. Recheados de brasileiros no elenco - Willian, Ilsinho, Fernandinho e Luiz Adriano foram titulares -, os ucranianos venceram com gols do armeno Mkhitaryan. Os meias Alex Teixeira e Douglas Costa entraram na etapa final.
Oscar, Chelsea x Junventus (Foto: Agência Reuters)Oscar brilhou na vitória parcial do Chelsea sobre o Juventus: italianos reagiram no fim (Foto: Reuters)
A equipe inglesa volta a campo já no próximo sábado para defender sua liderança no Campeonato Inglês. O adversário será o Stoke City, às 11h (de Brasília), novamente no Stamford Bridge. Os italianos, 100% na Série A, por sua vez, receberão o Chievo no domingo, às 10h.
Na Champions, a próxima rodada está marcada para o dia 2 de outubro, uma terça-feira. A Velha Senhora enfrentará o Shakhtar no Juventus Stadium, enquanto os Blues viajarão até a Dinamarca para pegar o Nordsjaelland. Ambos os jogos começarão às 15h45m (de Brasília).
Líder da Premier League, o Chelsea carregava também a péssima atuação na decisão da Supercopa Europeia, há quase três semanas, quando foi atropelado pelo Atlético de Madri de Falcao García. Contra um rival de alto nível como o Juventus era necessário mostrar uma boa atuação. Foi o que aconteceu nos primeiros 45 minutos. E graças a um brasileiro.Antes de a bola rolar o clube apresentou o troféu da Liga dos Campeões a cada um dos setores de Stamford Bridge. Era o primeiro reencontro oficial com a principal competição do continente, antes motivo de obsessão entre torcedores e o magnata russo Roman Abramovich. Não há como negar que a presença da "orelhuda" tenha aliviado um pouco a pressão do time que disputará o Mundial de Clubes em dezembro, no Japão, possivelmente contra o Corinthians.
Comemoração, Shakhtar x Nordsjaelland (Foto: Agência AP)Jogadores do Shakhtar comemoram o primeiro gol do armeno Mkhitaryan (Foto: Agência AP)
Oscar, um protagonista
Desta vez, porém, não foi o toque de cobertura e a velocidade de Ramires, tampouco os desarmes e a entrega de David Luiz que ficaram marcados. A partir deste 19 de setembro, o torcedor dos Blues teve, sim, a certeza de que os 25 milhões de libras investidos em Oscar valeram cada centavo. Titular pela primeira vez em seu novo clube, o ex-jogador do Internacional e nome certo na seleção brasileira de Mano Menezes "acabou" com o primeiro tempo.
Fernantdo Torres, Chelsea e Juventus (Foto: Agência Reuters)Fernando Torres divide com Chiellini no ar: camisa
9 teve boa atuação pelos Blues (Foto: Reuters)
Oscar fez todo o seu nome em um intervalo de três minutos. Depois de monotonia e poucas chances de gol - os principais lances de perigo vieram em bola aérea -, o brasileiro colocou o Chelsea em vantagem aos 31 minutos. O belga Hazard cortou para o meio e rolou para o meia, que chutou com força. A bola desviou em Chiellini e matou Buffon.
A obra-prima estava guardada para o lance seguinte. Aos 33, ainda com a torcida eufórica, Oscar recebeu de costas e, com uma letra, livrou-se da marcação de ninguém menos que Andrea Pirlo. A finalização colocada morreu no ângulo do goleiro italiano, que novamente nada pôde fazer em seu 400º jogo com a camisa da Velha Senhora. Um golaço daqueles.
Sob comando de Massimo Carrera, já que o treinador Antonio Conte cumpre longa suspensão por conta do escândalo de manipulação de resultados, o Juventus dava sinais até de que estava vivo até mesmo antes de sofrer os gols. Mesmo mancando, o chileno Arturo Vidal conseguiu diminuir aos 38, em bonito lance individual. Pirlo, em falta cobrada nos acréscimos, quase empatou.
Oscar e Pirlo, Chelsea x Juventus (Foto: Agência Getty Images)Oscar se livrou de Pirlo e acertou um chutaço no ângulo de Buffon. Chelsea fazia 2 a 0 (Foto: Getty Images)
Em jogo aberto, Juve empata e quase vira
A vantagem deixou o Chelsea à vontade para fazer o que sabe de melhor no segundo tempo: contra-atacar. Aos cinco, o zagueiro/lateral Ivanovic obrigou Buffon a trabalhar em chute de fora da área. Sete minutos depois foi a vez de Hazard escapar em velocidade e cair na grande área após chegada de Barzagli. Ele pediu pênalti, mas o árbitro português Pedro Proença ignorou.
Arturo Vidal Juventus Chelsea (Foto: AP)Vidal diminuiu para Juve mesmo mancando (AP)
O Juventus cresceu naturalmente em busca do empate, mas percebeu que o perigo que corria era proporcional. Cech pouco precisou fazer até que Mata desperdiçasse a melhor oportunidade do segundo tempo até então. Aos 33, o espanhol e Hazard tabelaram até a conclusão do camisa 10 já na grande área. A bola ficou presa na rede lateral, o suficiente para que torcedores do outro lado gritassem gol.
Na verdade, alguns deles puderam comemorar nos minutos seguintes. Aos 35, Mikel errou na saída de bola, Marchisio recebeu o presente e deixou Quagliarella, substituto de Giovinco, livre para empatar. Festa enorme da torcida da Velha Senhora, localizada atrás da baliza de Petr Cech.
E foi por muito pouco que o Juve não chegou à virada. Centímetros impediram que o próprio Quagliarella anotasse gol semelhante ao de Oscar aos 41 minutos. Ele recebeu de costas, girou para a canhota e colocou no ângulo. A bola caprichosamente quicou no travessão e saiu. Melhor para que a atuação do camisa 10 da Seleção ainda terminasse como grande notícia do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário