Sana, 13 set (EFE).- Centenas de manifestantes conseguiram invadir por alguns instantes a embaixada dos Estados Unidos em Sana, no Iêmen, e dez pessoas ficaram feridas.
A ação foi mais um protesto contra o vídeo produzido nos EUA e considerado ofensivo ao profeta Maomé pelos muçulmanos,
Segundo a Agência Efe constatou, os manifestantes derrubaram o portão principal do complexo da representação diplomática, onde também fica a residência do embaixador.
Dentro do recinto, só conseguiram chegar até o pátio interior e não entraram em nenhum dos edifícios do complexo. Os manifestantes queimaram vários veículos e quebraram a janela de alguns dos prédios.
A segurança da embaixada fez disparos para o ar para dispersar a multidão, e a polícia iemenita lançou gás lacrimogêneo e canhões de água nos participantes do protesto.
Os agentes fecharam todas as ruas que dão acesso ao complexo, mas os manifestantes estão tentando se aproximar de novo da representação diplomática.
A embaixada dos EUA no Iêmen é um dos edifícios mais protegidos de Sana. A sede diplomática estava fechada porque o fim de semana no Iêmen é na quinta e sexta-feira.
Testemunhas disseram à Efe que os manifestantes invadiram a embaixada pois os guardas iemenitas não impediram sua entrada.
Também estão ocorrendo protestos nesta quinta-feira em frente à embaixada americana no Cairo, que deixaram pelo menos 16 feridos.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário