30 de junho de 2012

Argentina descarta sanção econômica, mas condena ruptura da ordem democrática no Paraguai

Mendoza (Argentina) - A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, descartou nesta sexta-feira (29) a aplicação de qualquer sanção econômica ou comercial ao Paraguai, mas condenou o país pela “ruptura da ordem democrática”. Cristina falou na abertura da reunião extraordinária da União de Nações Sul-americanas (Unasul), na cidade argentina de Mendoza, convocada especialmente para discutir a destituição de Fernando Lugo da Presidência do Paraguai, na sexta-feira (22), e a posse de seu vice, Federico Franco. Cristina lembrou que os países da região sempre condenaram bloqueios comerciais porque acabam prejudicando a população do país. “Os governos nunca pagam [o preço] das sanções econômicas. Quem paga sempre é o povo”, disse Cristina, no discurso. Mas segundo ela, o controvertido processo de impeachment de Lugo provocou temor numa região com um passado de golpes de Estado. “O que nos une não é o amor, é o espanto”, disse, citando uma famosa frase do escritor argentino Jorge Luis Borges. Ela chamou o impeachment relâmpago de parodia de julgamento político, argumentando que em nenhum país do mundo ocidental um presidente é condenado com tanta rapidez, com tão pouco tempo para se defender das acusações. Participaram da reunião os presidentes de oito dos 12 países membros da Unasul. Colômbia, Venezuela e Guiana mandaram seus chanceleres. Já o novo presidente do Paraguai, Federico Franco, foi excluído. O governo de Franco divulgou um comunicado na quinta-feira (28) afirmando que não vai aceitar qualquer decisão tomada em Mendoza porque ninguém, a não ser o presidente do Paraguai, poderia ter convocado a reunião. O Paraguai exerce a presidência pro tempore da Unasul. A reunião extraordinária foi convocada para coincidir com a cúpula do Mercosul. Nesta sexta-feira, os presidentes do Brasil, da Argentina e do Uruguai se reuniram para definir os termos da suspensão do Paraguai do bloco de integração regional, criado há 21 anos pelos quatro países.

29 de junho de 2012

Garoto cai do segundo andar de hospital no Rio

U m menino de três anos de idade caiu do segundo andar do Hospital São Lucas, na Travessa Frederico Pamplona, em Copacabana, na quarta-feira. De acordo com nota divulgada pelo hospital, o menino estava na cafeteria do local e pulou uma mureta de cimento que protege a área. A criança estava acompanhada dos pais. O menino Davi, de 3 anos, recebeu os primeiros socorros ainda na entidade, mas foi transferido para o Serviço de Assistência Médico Cirúrgica Infantil (Samci), porque o Hospital São Lucas não possui unidade específica de pediatria. A entidade afirma ainda que o menino de três anos estava acompanhado de seus pais brincando na cafeteria do hospital. Davi teria pulado de uma mureta de cimento, sobre a qual existe uma cerca de madeira que protege e delimita a área, afirma o São Lucas. Segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira pelo Samci, o menino Davi estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital em coma induzido. Ele está em estado grave estável e sob respiração mecânica. O hospital informa ainda que a criança sofreu várias fraturas no crânio e na vértebra cervical.

Ex-chefe de gabinete de Agnelo confirma ter recebido representante da Delta no Buriti

COTIDIANO 19:09:32 POLÍTICA // CPI DO CACHOEIRA Ex-chefe de gabinete de Agnelo confirma ter recebido representante da Delta no Buriti Publicado em 28.06.2012, às 14h05 O advogado Cláudio Monteiro confirmou em seu depoimento que recebeu o ex-diretor da empresa Delta Cláudio Abreu, por duas vezes Foto: Agência Brasil O advogado Cláudio Monteiro confirmou em seu depoimento nesta quinta-feira (28) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que recebeu o ex-diretor da empresa Delta na Região Centro-Oeste, Cláudio Abreu, por duas vezes no Palácio do Buriti. O ex-chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, informou que nas duas reuniões, também esteve presente Idalberto Mathias, conhecido como Dadá. Dadá é apontado pela Polícia Federal como "araponga" (agente infiltrado, espião) do empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, investigado por liderar uma suposta organização criminosa com envolvimento de políticos e empresários. Monteiro disse que recebeu Cláudio Abreu como diretor da empresa e Dadá como funcionário da Delta, empresa investigada pela Polícia Federal sob suspeita de fazer parte do esquema de Cachoeira. Na reunião, segundo Monteiro, o assunto tratado foi a precariedade dos serviços de limpeza urbana da capital, que, na época era prestado pela Delta.

Joaquim Barbosa arquiva pedido de liberdade de Cachoeira

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta quinta-feira (28) o pedido da defesa de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, para tentar a liberdade do empresário goiano. Os advogados tentavam cassar decisão do ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que revogou liminar a favor de Cachoeira concedida pelo desembargador Fernando Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Barbosa mandou arquivar o habeas corpus sem entrar no mérito seguindo entendimento consolidado no STF, que impede análise de recurso contra decisão individual de outro tribunal superior. Essa reanálise pode ocorrer apenas se houver uma ilegalidade evidente na decisão questionada. Cachoeira foi preso no dia 29 de fevereiro, com a deflagração da Operação Monte Carlo. Ele é apontado como líder de esquema de corrupção, tráfico de influência e exploração ilegal de jogos no Centro-Oeste. Há ainda um segundo mandado de prisão contra Cachoeira resultante da Operação Saint-Michel, que apurou fraude na área de transporte público do Distrito Federal. No último dia 15 de junho, o desembargador Tourinho Neto, do TRF1, entendeu que não havia mais motivo para Cachoeira continuar preso devido à Operação Monte Carlo. Segundo Tourinho, “a poeira assentou” porque o esquema de exploração de jogos foi cortado. Cachoeira não foi solto porque persistia o mandado de prisão da Operação Saint-Michel. A decisão de Tourinho foi cassada na última quinta-feira (21) pelo ministro Gilson Dipp, atendendo a uma reclamação do Ministério Público.

Governo Dilma tem avaliação melhor que o de Lula e FHC

Mais uma vez, a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) feita em parceria com o Ibope, divulgada nesta sexta-feira (29) apontou que o governo Dilma Rousseff é melhor avaliado do que os dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. Ao todo, 59% dos entrevistados consideraram que o governo Dilma é, atualmente, "ótimo ou bom". No segundo ano do primeiro mandato, Lula alcançou 29% de "ótimo ou bom" e, no segundo ano do segundo mandato, chegou a 58%. Já Fernando Henrique Cardoso, teve 35% de "ótimo ou bom" no segundo ano do primeiro mandato e apenas 20% também no segundo ano, agora do segundo mandato. Quando a pergunta é se os entrevistados aprovam a maneira de governar, Dilma alcançou 77% de aprovação, contra 51% de Lula, em idêntico período de mandato, e 54%, no caso de Fernando Henrique, nas mesmas circunstâncias. MEDIDAS - Outro ponto destacado na pesquisa é a percepção do brasileiro em relação ao impacto das medidas de estímulo do governo Dilma. A pesquisa mostrou que a desaceleração da economia brasileira ainda não impacta a avaliação que os eleitores fazem do governo da presidente Dilma Rousseff. Ao contrário, as notícias sobre as medidas de estímulo tiveram uma percepção maior entre os entrevistados, afirmou o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato da Fonseca. "O nível de desemprego hoje é baixo e o índice de satisfação da população é alto. Há certa percepção da crise, mas os eleitores ainda não sentem seus efeitos de maneira significativa", disse Fonseca. Ele destacou que a pesquisa divulgada hoje mostra que a lembrança pelos entrevistados de notícias sobre medidas econômicas aumentou de 4%, em março, para 12% em junho. No mesmo período, o porcentual de entrevistados que citaram notícias sobre programas sociais caiu de 11% para 2%. Para Fonseca, as ações do governo para combater a crise, como a redução das taxas de juros e de alguns impostos, têm tido grande destaque na mídia, reverberando na opinião dos eleitores. "A política de juros envolve discursos da presidente e da equipe econômica, além da ação dos bancos públicos. O resultado na pesquisa não significa dizer que a política deu certo, mas que a população já a aprova", concluiu. Fonte: Agência Estado

Homofobia foi causa de morte de 278 em 2011

Levantamento da Secretaria de Direitos Humanos contabilizou 278 assassinatos ligados à homofobia no ano passado. Parte do levantamento, ainda inédito, foi divulgada nessa quinta-feira (28) - Dia Internacional da Cidadania LGBT - pela ministra Maria do Rosário. Entre outras fontes, o levantamento considerou ligações ao Disque Direitos Humanos (Disque 100) e à Central de Atendimento à Mulher (Disque 180). As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

CBF inclui Treze na Série C

A CBF não encontrou outra alternativa e resolveu incluir o Treze de Campina Grande na Série C do Campeonato Brasileiro 2012. O clube paraibano aparece no grupo A, o mesmo de Santa Cruz e Salgueiro. E será contra o Carcará o primeiro jogo do Galo, marcado para o dia 4 de julho. Essa chave terá 11 equipes, já que o Rio Branco está mantido. O grupo B tem 10 times.

24 de junho de 2012

ESPORTES 15:40:59 AUTOMOBILISMO // VALÊNCIA Alonso, da Ferrari, vence o GP da Europa de Fórmula 1 em Valência

a640946c76e5df431521d8c8b486f57e.jpg

O piloto espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, venceu o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, disputado neste domingo (24) no circuito urbano de Valência (leste), à frente do finlandês Kimmi Raikkonen (Lotus) e do alemão Michael Schumacher (Mercedes).

Três campeões mundiais subiram ao pódio ao término de uma corrida infernal, neutralizada entre a volta 28 e a 33 e marcada pelos abandonos do alemão Sebastian Vettel (Red Bull), por problemas no carro, e do britânico Lewis Hamilton (McLaren), por acidente.

Alonso, que partiu em 11º no grid de largada, aproveitou o abandono de seus principais rivais no campeonato mundial para assumir a liderança provisória do mundial de Fórmula 1.

ACIONAL // LOTERIA Sete apostadores vão dividir a Quina de São João


15:27:34

NACIONAL // LOTERIA

Sete apostadores vão dividir a Quina de São João

Publicado em 24.06.2012, às 00h24


Sete apostadores acertaram os cinco números do concurso especial da Quina de São João, promovido pela Caixa Econômica Federal na noite deste sábado (23) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As dezenas sorteadas foram 02, 04, 27, 36 e 51.
Segundo a Caixa, os vencedores foram três de São Paulo (SP), dois do Rio de Janeiro (RJ), um de Curitiba (PR) e um de Ituiutaba (MG). Cada um deve receber R$ 12.712.834,52. Além deles, outros 1918 receberão R$ 4.057,06 por acertarem 4 dezenas e 128.445 receberão R$ 86,54 por acertarem 3 dezenas.

Em todo o território nacional, foram vendidos mais de 33 milhões de bilhetes. As apostas começaram no dia 24 de maio e o total arrecadado foi de mais de R$ 101 milhões. O valor de R$ 88,9 milhões pago nesta edição supera o de 2010.
Fonte: UOL

ESPORTES 15:12:50 FUTEBOL // EUROCOPA Espanha vence França e jogará semifinal contra Portugal


15:18:24

FUTEBOL // EUROCOPA

Espanha vence França e jogará semifinal contra Portugal

Publicado em 23.06.2012, às 18h50


A Espanha se classificou para as semifinais da Eurocopa-2012, ao derrotar neste sábado (23), em Donetsk, Ucrânia, a França, por 2-0, com gols de Xabi Alonso, que comemorou sua centésima partida pela seleção.

A jogada do primeiro gol, aos 19 minutos, foi iniciada por Andrés Iniesta. Ele fez um lançamento na esquerda para Jordi Alba, que levou a melhor sobre Mathieu Debuchy e cruzou no segundo pau para Xabi Alonso, que cabeceou para a rede.

O meia do Real Madri aumentou o marcador nos acréscimos (90+1), de pênalti, após uma falta dentro da área de Anthony Reveillere em Pedro Rodríguez.

Esta foi a primeira vitória da Espanha em sete partidas oficiais contra os franceses, que ganharam cinco e empataram uma. Os espanhóis vão enfrentar Portugal nas semifinais da Eurocopa, na próxima quarta-feira, em Donetsk, um rival que derrotaram nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010 (1-0).

Seis jogadores espanhóis dos 11 titulares de hoje contra a França participaram da última derrota oficial para Portugal, nas oitavas de final da Copa de 2006 (3-1), entre eles Xabi Alonso.

No segundo tempo, a seleção de Portugal teve um maior controle da bola, enquanto a Espanha optou por não arriscar.
Fonte: AFP

Galo incendeia o Timbu em Minas: 5 a 1

Araújo marcou o único gol do Náutico contra o Galo. Foto: Anderson Malagutti/ Blog do Torcedor
O Náutico queimou na fogueira de São João que o Atlético-MG armou em Belo Horizonte. Apesar de ter tido bons momentos no estádio Independência, foi goleado por 5 a 1. Os alvirrubros poderão argumentar que o árbitro colocou lenha na fogueira, ao marcar o pênalti inexistente que desempatou o jogo num momento em que os pernambucanos eram melhores em campo, aos 34" do primeiro tempo. No entanto, as boas atuações dos meias do Galo e os erros defensivos do Timbu são o bastante para justificar o resultado, na estreia de Ronaldinho Gaúcho em Minas. Destaque para o meia Bernard, que abriu o placar e deu o passe para Danilinho.

Canal do São Frabcisco é entregue, mas seco

Obra de transposição do São Francisco em Cabrobró (PE)
                                          DA FOLHA DE S.PAULO *
Eudes Caldas, prefeito de Cabrobó (PE), olhava desolado para o lago vazio da Barragem de Tucutu que poderia armazenar 25 bilhões de litros de água do projeto de transposição do São Francisco.

A barragem e um canal de dois quilômetros são os primeiros trechos prontos e foram entregues pelo Exército, responsável pelas obras, na última quarta. Mas ficarão secos: a água do rio não chega até eles antes de 2014.
A água que passa no canal para num buraco de mais de 30 metros ainda em obras. É onde ficará a primeira elevatória do projeto. De lá, a água será bombeada para outro canal que começou a ser feito.


O primeiro canal e a barragem ficaram prontos após cinco anos de obras. Eles custaram, segundo Joaquim Maia Brandão, diretor do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, pouco mais de R$ 120 milhões.


Quando o segundo canal estiver pronto, ele atravessará 402 quilômetros abastecendo barragens, entre elas Tucutu, e adutoras de água pela região, que hoje tem vários municípios em estado de emergência devido à seca.


A previsão era que em 2010 12 milhões de pessoas fossem beneficiadas pela transposição que tem mais um canal, também incompleto.


O sertão vai viver mais uma seca com problemas de abastecimento porque as obras foram licitadas em 2007 com projetos básicos incompletos ou malfeitos, segundo o Tribunal de Contas da União.


Contratos tiveram de sofrer aditivos e, mesmo assim, a verba foi insuficiente. Com isso, trechos estão inacabados impedindo que a água passe pelos que estão prontos.
Segundo Francisco Teixeira, secretário de Infraestrutura Hídrica da pasta da Integração Nacional, até setembro serão feitas as licitações. A expectativa é terminar parte do eixo norte em 2014.( * Dimmi Amora)

Magistrados recebem mais de R$ 100 mil mensais

Quem são os desembargadores que desfrutam dos maiores salários e vantagens no Judiciário? Se depender dos tribunais estaduais, a resposta permanece em segredo. Com base na Lei de Acesso à Informação Pública, O GLOBO pediu a lista dos nomes de beneficiários de pagamentos mensais que, em alguns estados, ultrapassam os R$ 100 mil. Nenhum dos 27 Tribunais de Justiça atendeu ao pedido na íntegra, sob alegações diversas, como respeito à privacidade, falta de regulamentação da lei e até acusação de se tratar de um pedido “genérico” e “sem interesse público concreto”.


Desde 2009, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) obriga os tribunais a divulgar valores pagos a cada desembargador, sem dar nomes. Levantamento do GLOBO mostra que apenas 12 cumprem a regra como determina o CNJ. Outros dez divulgam parcialmente, e cinco mantêm os benefícios em sigilo. Se considerados apenas valores brutos apresentados por esses 22 estados, trata-se de uma caixa-preta de pelo menos R$ 381,5 milhões. Este é o montante que receberam 943 desembargadores em 2011, dos quais R$ 99,3 milhões se referem a “vantagens eventuais”.

19 de junho de 2012

Erundina desiste de ser vice de Haddad por causa de Maluf




Vice-presidente do PSB, o ex-ministro Roberto Amaral confirmou nesta quarta-feira (19) a desistência da deputada Luiza Erundina de concorrer como vice na chapa de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo.


Segundo ele, o PSB deixou a escolha do vice nas mãos de Haddad. "Não necessariamente tem de ser do PSB".


"Aceitamos a retirada da candidatura da companheira Erundina. Liberamos o PT para a escolha do vice", disse Amaral.


Segundo o dirigente, Erundina alegou, durante reunião com a cúpula do PSB, que essa não era apenas uma questão de compor uma chapa. Mas por todo o "simbolismo" que essa aliança representa.

Ela se refere ao fato de o PT ter fechado aliança com o PP de Paulo Maluf.
Erundina, segundo petistas, ficou contrariada com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na casa de Maluf para a costura do acordo.


Lula não foi ao ato que selou a participação de Erundina na chapa.
O presidente do PT, Rui Falcão, também confirmou que Erundina de fato não disputará a eleição como vice de Haddad. (Folha Online)

Força Aérea vai participar de operação no Sertão


Cerca de 100 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) aportam em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a partir desta terça-feira  (19), para participar da Operação Beta, que consiste em um adestramento do Estado Maior Operacional do II Comando Aéreo Regional. Os exercícios – que contarão com o apoio de diversas aeronaves, devem se estender até o próximo dia 04 de julho. Participam do evento, militares do II Esquadrão de Transporte Aéreo; Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Recife (BINFAE-RF), Base Aérea de Recife (BARF), I Grupo de Comunicação e Controle (1º GCC), Terceiro Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) e Destacamento de Petrolina (DTCEA-PL). Dentre os objetivos da operação, pode-se destacar a capacitação dos militares para o planejamento de ações de operações aéreas.

Em Pernambuco, MP e TCE fazem cruzada contra maus gestores

A cinco meses das eleições municipais, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Pernambuco decidiram fechar o cerco ao “julgamento político” que as Câmaras municipais costumam fazer, aprovando contas de gestores que apresentaram má aplicação ou desvio do dinheiro público e, por isso mesmo, foram reprovadas pelo TCE.

A partir de agora, os vereadores de 184 cidades pernambucanas que insistirem no equívoco terão que explicar judicialmente a motivação do julgamento e ainda correm o risco de responder por improbidade, caso se comprove que negociaram o voto, seja por cargo, dinheiro ou outro tipo de recompensa.


Pior: o resultado do julgamento das contas pelo Poder Legislativo pode ser anulado pela Justiça para que se faça um outro com critérios exclusivamente administrativos.


“O MPPE respeita a função das casas legislativas. Mas entende que existe diferença entre a aprovação de um projeto e o julgamento das contas de um prefeito. No primeiro caso, vale o critério político e o legislador vota com o partido dele, o que é normal. Mas no segundo, ele funciona como julgador e tem que fundamentar o voto. Do mesmo jeito que um juiz fundamenta sua sentença, o vereador tem que motivar o seu voto pela aprovação ou pela rejeição. Não pode simplesmente dizer sim à conta e não à sociedade, quando o dinheiro público foi desviado”, justificou o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon.

A pedido do TCE, ele determinou a todos os promotores que ajuízem ações declarando nulidade de julgamentos por parte das Câmaras de Vereadores, que estejam sob suspeita. A ofensiva começou pelo município de Araçoiaba, tido como o mais pobre e o de pior Índice de Desenvolvimento Humano, entre os 14 que formam a região metropolitana. O TCE constatou um prejuízo superior a R$ 3 milhões aos cofres públicos, durante as administrações dos ex-prefeitos Hildemar Alves Guimarães, o Cuscuz (PSB); e Severino Alexandre Sobrinho (PMDB), esse último atualmente afastado do exercício do cargo por desmandos nas finanças da prefeitura. No entanto, as contas dos dois, relativas aos anos de 2001, 2004 e 2005, foram aprovadas pela Câmara Municipal da cidade. 

(Agência O Globo)

LULA SAMPAIO É REINTEGRADO AO CARGO DE PREFEITO DE ARARIPINA

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Jovaldo Nunes Gomes, acaba de conceder sentença em decisão interlocutária determinando o imediato retorno de Lula Sampaio ao cargo de prefeito de Araripina. A sentença suspende a prorrogação do período de afastamento.

“Ficha Suja é pra vagabundo, malandro, isso eu não sou”. Diz Nilo de Santa Rita.


O vereador Sebastião de Sousa Tenório, popularmente conhecido como Nilo de Santa Rita (PMDB) atual vereador de Ouricuri, é um dos que configura na primeira lista provisória do TCE de Pernambuco como Ficha Suja. Além de Nilo mais dois vereadores da atualidade estão na lista, Elias Mendes Marinho (PSDB) e Francisco Neto da Costa (PDT).

Eu estou tranquilo, com certeza eu sei que isso não irá valer, eu nunca sujei minha ficha, ficha suja é pra vagabundo, malandro e eu não sou isso não”. Disse Nilo de Santa Rita.

O vereador disse que todo esse problema gerou-se por ter assumido o lugar de outro vereador, no entanto está pagando sem dever, Nilo afirmou não temer e que já tomou todas as providencias junto ao TCE.

Nilo disse que em momento algum passou em sua cabeça não ser candidato nesta eleição, ele disse está tranquilo e garantiu aos eleitores que não será barrado pela justiça. Quem não deve não teme”. Finaliza Nilo.

16 de junho de 2012

Preso em Brasília ex-senador Mário Calixto Filho


Foi preso em Brasília o ex-senador por Rondônia Mário Calixto Filho, suplente de Amir Lando que ficou com a vaga em 2007, quando o titular virou ministro. Alvo da Operação Titanic, Calixto estava foragido desde 2009 da Polícia Federal, mas segundo relatos era visto com frequências em lugares públicos de Porto Velho e Brasília. Ele almoçava nesta quinta-feira num restaurante de Brasília com um assessor do senador Acir Gurgacs, José de Albuquerque. Curiosamente, Gurgacs e Calixto filho são adversários no Estado. Calixto Filho responde a mais de 140 processos por diversos crimes, muitos deles tramitando no Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre eles peculato e formação de quadrilha.(Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Erundina compara eleição de SP à luta de classes

Erundina em ato no qual foi anunciada vice na chapa de Haddad, que, ao fundo, cumprimenta Eduardo Campos (PSB-PE)
Convidado por Eduardo Campos para compor a chapa da Frente Popular -- a ser encabeçada pelo PSB -- como candidato a vice, o senador Humberto Costa respondeu cobrando lealdade daquele partido, lembrando que em 2006  ele e o governador disputaram a eleição estadual e que, no segundo  turno, o PT o apoiou. A proposta de Eduardo foi feita anteontem, durante encontro com o senador Humberto Costa. O governador argumentou junto a Humberto que a entrada do PSB poderia ajudar a unir a aliança que forma a Frente Popular que vem dando sustentação à administração do Estado e da prefeitura do Recife.
Ontem, em Brasília, Eduardo Campos reafirmou a desagregação do PT, desejando a volta da unidade da Frente Popular em torno do candidato do PSB que ele vai lançar no início da próxima semana. O governador ainda vai conversar com o ex-presidente Lula sobre o tema, encontro esse que havia sido marcado para anteontem mas foi cancelado face à recomendação médica para que Lula poupe a voz após procedimento cirúrgico a que se submeteu naquele dia em São Paulo.
DE GOELA ABAIXO
Do encontro de Eduardo com Lula tudo que Humberto Costa não quer é ser submetido ao mesmo procedimento imposto a João da Costa, forçado a se retirar da disputau  pela candidatura à renovação de seu mandado na prefeitura do Recife. Aí, Humberto foi imposto goela abaixo como candidato no lugar do prefeito, o que acirrou a briga no PT pernambucano. Humberto aguarda o resultado desse encontro, do qual Humberto não acredita nem aceita que terá uma solução-imposição que passe pela sua candidatura a vice do candidato do PSB de .

Humberto recusa vice do PSB e pede lealdade a Eduardo


Convidado por Eduardo Campos para compor a chapa da Frente Popular -- a ser encabeçada pelo PSB -- como candidato a vice, o senador Humberto Costa respondeu cobrando lealdade daquele partido, lembrando que em 2006  ele e o governador disputaram a eleição estadual e que, no segundo  turno, o PT o apoiou. A proposta de Eduardo foi feita anteontem, durante encontro com o senador Humberto Costa. O governador argumentou junto a Humberto que a entrada do PSB poderia ajudar a unir a aliança que forma a Frente Popular que vem dando sustentação à administração do Estado e da prefeitura do Recife.
Ontem, em Brasília, Eduardo Campos reafirmou a desagregação do PT, desejando a volta da unidade da Frente Popular em torno do candidato do PSB que ele vai lançar no início da próxima semana. O governador ainda vai conversar com o ex-presidente Lula sobre o tema, encontro esse que havia sido marcado para anteontem mas foi cancelado face à recomendação médica para que Lula poupe a voz após procedimento cirúrgico a que se submeteu naquele dia em São Paulo.
DE GOELA ABAIXO
Do encontro de Eduardo com Lula tudo que Humberto Costa não quer é ser submetido ao mesmo procedimento imposto a João da Costa, forçado a se retirar da disputau  pela candidatura à renovação de seu mandado na prefeitura do Recife. Aí, Humberto foi imposto goela abaixo como candidato no lugar do prefeito, o que acirrou a briga no PT pernambucano. Humberto aguarda o resultado desse encontro, do qual Humberto não acredita nem aceita que terá uma solução-imposição que passe pela sua candidatura a vice do candidato do PSB de Eduardo a prefeito do Recife.

Veja aqui: os dois PTs; o de Lula e o de Dilma


ÉPOCA - ALBERTO BOMBIG
Uma linha divide a estrela do PT. Seu nome: mensalão. De um lado, estão os acusados no maior escândalo de corrupção do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, como José Dirceu e José Genoino. De outro, os integrantes do governo de Dilma Rousseff, que querem distância da banda enrolada do partido. Alguns membros do Partido dos Trabalhadores já levantam a tese dos “dois PTs”. O PT de Lula e o PT de Dilma.
O primeiro lado é o defendido pelo ex-presidente, que, no afã de proteger seu legado, operou nos bastidores para adiar o julgamento do mensalão. Agora que foi marcado, ele tenta minimizar os prejuízos dos “réus companheiros”. Na outra ponta, a presidente Dilma e seu governo sabem que só têm a perder com o envolvimento com o “outro lado”. O PT de Lula, afinal, é o passado. O de Dilma é o futuro.

14 de junho de 2012

De 81, apenas sete senadores defendem voto secreto

As propostas em curso no Senado de acabarem com o fim do sigilo das votações em casos de cassação de mandato contam com apoio de 68 dos 81 senadores, segundo o Estadão. Levantamento feito pelo site Congresso em Foco mostra que somente 7 parlamentares declaram-se contrários ao voto aberto nesses casos.

A discussão sobre o fim do voto secreto foi retomada com o processo de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), acusado de envolvimento com o esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira. Mesmo se o Conselho de Ética aprovar a cassação, o resultado pode ser revertido no plenário, já que os senadores não são obrigados a mostrar como votaram. Na semana passada, o presidente do Senado, José Sarney, determinou que os projetos que propõem mudanças no sistema de votação entrem na pauta da Casa.

Dos 81 senadores ouvidos pelo site, seis preferiram não antecipar o voto ou informaram ainda não ter decidido. Declararam-se contrários os senadores: Armando Monteiro (PTB-PE); Cássio Cunha Lima (PSDB-PB); Ciro Nogueira (PP-PI); Jader Barbalho (PMDB-PA); Kátia Abreu (PSD-TO); Lobão Filho (PMDB-MA) e Romero Jucá (PMDB-RR).

Demóstenes, cujo processo de cassação está em andamento no Conselho de Ética, se disse favorável ao voto aberto. Não se pronunciaram os senadores Fernando Collor (PTB-AL); João Ribeiro (PR-TO); José Sarney (PMDB-AP); Paulo Bauer (PSDB-SC); Renan Calheiros (PMDB-AL) e Sérgio Petecão (PSD-AC).

De acordo com exames, Lula está curado do câncer

Em nota divulgada nesta quinta-feira (14), a assessoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que exames e uma biópsia confirmaram não haver mais nenhum vestígio do câncer na laringe do petista, segundo a Folha.com.
Lula foi internado ontem no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para retirada do cateter implantado há sete meses, por meio do qual recebeu o medicamento quimioterápico contra o câncer, diagnosticado em outubro do ano passado.
A assessoria informou ainda que, por determinação médica, o ex-presidente deverá poupar a voz nos próximos dias, já que a laringe passou pela sobrecarga dos exames locais feitos ontem.

PTB-PE volta a veicular comerciais na TV

A partir desta quinta-feira (14), o PTB de Pernambuco voltará a veicular, durante quatro dias, seus anúncios na televisão, em horários cedidos pelo diretório nacional do partido. As inserções no rádio, porém, não foram liberadas e serão ocupadas pelo PTB nacional.
Os comerciais serão os mesmos que foram exibidos em maio, protagonizados pelo presidente estadual do partido, senador Armando Monteiro, e falam sobre o esforço dispendido pelo Governo de Pernambuco na geração de empregos, qualificação profissional, programas de incentivo fiscal e combate ao uso e tráfico de drogas.

Outra questão abordada pelo material é quanto ao apoio que o PTB tem dado ao governo Eduardo Campos. "(...) Realizamos, na Secretaria de Trabalho, o maior programa de qualificação profissional da nossa história. Só este ano, mais de 60 mil pessoas estão sendo preparadas para o emprego. Com isso, capacitamos os pernambucanos para as oportunidades que estão surgindo”, afirma Armando em um dos comerciais.

7 de junho de 2012

Foco de doenças: Lixo acumulado e água parada em quintal de casa no centro de Ouricuri




Lixo acumulado, água parada, vem assustando os vizinhos de uma residência pouca frequentada, os vizinhos são obrigados a conviver amedrontados, sendo sujeitos a uma doença ocasionada pelo acumulo de lixo ou pela água parada que já se encontra enlodada (verde).

Segundo os vizinhos a casa é propriedade do senhor Abdias, e que a mesma se encontra alugada a uma senhora que pouco aparece na residência, os moradores que vem convivendo esse dilema, solicita a vigilância sanitária de Ouricuri, como também a IX Gerencia de Saúde da Região, no sentido que possam está fazendo uma averiguação no local.

A residência enfestada, causadora de medo na vizinhança, fica localizada na Rua Modesto Lins, 177 no centro de Ouricuri, ao lado da loja de João de Caboclo.

Excesso de videogame eleva isolamento e agressividade das crianças, diz estudo

 

Crianças que jogam até 16 horas de videogames por dia podem estar viciadas e desenvolver comportamento mais agressivo, intolerante e de isolamento da sociedade, segundo aponta um estudo da Associação Britânica de Gerenciamento da Raiva (BAAM, na sigla em inglês).


Em uma pesquisa que ouviu 204 famílias da Grã-Bretanha, a entidade ressalta os riscos do excesso da atividade e a necessidade de que os pais estabeleçam limites na relação que as crianças desenvolvem com os jogos eletrônicos.

Os pais de crianças entre 9 e 18 anos acreditam que o videogame influencie o convívio familiar e as habilidades sociais de seus filhos. A pesquisa apurou que 46% dos pais acham que o excesso dos jogos leva a menos cooperação em casa.

“A situação mais típica que encontramos é da criança que se torna irritada e agressiva quando solicitada a arrumar o quarto, fazer os deveres de casa ou jantar, quando o que ela realmente quer é continuar jogando videogame”, disse Mike Fisher, diretor da BAAM.

Na escola, professores se queixam de alunos com falta de concentração, sonolência, irritabilidade e dificuldades de interagir com os colegas. Mas esses são apenas alguns dos efeitos que a obsessão pelos jogos pode causar, explica Fisher.