13 de novembro de 2012

Dirceu vai preso se pena de 10 anos e 10 meses for mantida, diz especialista


O ministro Joaquim Barbosa, que assume em breve a Presidência do STF, entrega o convite para sua cerimônia de posse ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e diz que sua gestão será marcada pela 'clareza, simplicidade e transparência'. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
O ministro revisor Joaquim Barbosa começou a definir nesta segunda-feira (12) a dosimetria do chamado núcleo político do mensalão, que inclui José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. O ex-ministro da Casa Civil foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos e 10 meses de reclusão. “Se mantida a pena, ele cumpre em regime fechado”, afirma o professor de direito Rodrigo Costa.
O especialista explica que a lei brasileira prevê regime fechado para condenações que ultrapassarem oito anos. Caso seja condenado à pena entre 4 e 8 anos, o regime poderá ser fechado ou semi-aberto. Para condenações inferiores a 4 anos, o juiz pode optar entre os regimes fechado, semi-aberto ou aberto.
Costa destaca que o STF está inovando ao não estabelecer o regime inicial após a fixação da pena, como é regra. “Os ministros preferiram deliberar após a finalização do julgamento de todos os réus”, diz. O professor aponta que o tempo de condenação dos réus pode diminuir em função da possibilidade de prescrição de alguns crimes.
A sessão começou com mais uma divergência entre os ministros relator e revisor, Ricardo Lewandowski, que abandonou o plenário. Além de Dirceu, o Supremo também condenou José Genoino. O ex-presidente do PT recebeu a pena de 6 anos e 11 meses de reclusão, tempo que, de acordo com a lei, pode ser cumprido em regime semi-aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário