Devem ser criados municípios, segundo o Ipea, caso o veto de Dilma seja derrubado
Ao elaborar o parecer sobre a proposta, o relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), usou a estimativa elaborada pela União Brasileira em Defesa da Criação de Novos Municípios (UBDCNM) de que 188 poderiam ser criados com as novas regras. O Ipea, no entanto, avalia que seriam quase o dobro: pelo menos 363. Um número que pode ser muito maior. Isso porque o instituto trabalhou com informações fornecidas por 19 assembleias legislativas, analisando projetos em tramitação para criação de municípios. Como ficaram de fora sete unidades da Federação, os pesquisadores dizem que há ainda mais candidatos à emancipação.
A criação de municípios gera uma nova distribuição do FPM. Para os pesquisadores do Ipea, nada garante que isso beneficie as localidades mais pobres. “O sistema de transferência de recursos faz com que municípios muito pequenos sejam beneficiados do ponto de vista fiscal, recebendo mais do FPM. Mas esse recurso a mais vem em detrimento dos municípios existentes”, diz o coordenador de Estudos em Desenvolvimento Federativo do Ipea, Leonardo Monasterio, um dos responsáveis pela nota técnica do Ipea.
Monasterio avalia que, antes de se discutir a emancipação, os parlamentares deveriam se preocupar em discutir o remanejamento do FPM. “Hoje, os municípios pequenos são beneficiados. Se você corrige as distorções dessa distribuição, você consegue ver quais movimentos emancipalistas são movidos por motivos razoáveis, como a população estar desamparada, e não fiscais”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário