Segundo
a coluna, “o reajuste da gasolina será em dezembro – em torno dos 5%”,
com uma nova fórmula para reajuste dos preços proposta pela Petrobras,
entrando em vigor em 2014. A coluna adianta que as decisões deverão ser
anunciadas na próxima sexta-feira (22), durante reunião do conselho de
administração da estatal.
Até
o momento, representantes da Petrobras não comentaram o assunto de
imediato fora do horário comercial. No final de outubro, a diretoria da
Petrobras aprovou e submeteu ao Conselho da companhia uma nova política
de preços que prevê reajustes automáticos e periódicos de combustíveis.
Na
época, a estatal anunciou parâmetros da metodologia, como câmbio e
preços internacionais do petróleo para os aumentos, mas não detalhou
como ela vai funcionar. A metodologia, de acordo com a Petrobras, deve
ainda impedir o repasse da volatilidade dos preços internacionais ao
consumidor doméstico, disse a companhia na semana passada, dias depois
de anunciar estudos para a aplicação da fórmula.
A
introdução de uma nova fórmula de aumento do diesel e da gasolina busca
dar maior previsibilidade à geração de caixa e também reduzir os
índices de alavancagem da Petrobras, que atingiu níveis acima dos
desejáveis no terceiro trimestre. Os aumentos também servirão para
elevar as receitas da estatal, diante do novo plano de investimentos
para os próximos anos. (Diario de Pernambuco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário