9 de julho de 2012
Para Demóstenes, mentir não é motivo para cassação do mandato
Com o risco de ser cassado na quarta-feira (11), o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) disse nesta segunda-feira (9) que mentir no plenário do Senado não é motivo para decretar a perda do mandato de um parlamentar. Como havia prometido na semana passada, o senador tem realizado discursos diários na tribuna da Casa em sua defesa.
Apesar de afirmar que não mentiu quando disse que só mantinha relações de amizade com o empresário Carlos Cachoeira, Demóstenes disse que a Constituição assegura liberdade para o deputado ou senador falar o que quiser da tribuna - mesmo que não seja algo verdadeiro.
Senadores prometem sigilo após votação de processo contra Demóstenes
Congresso decide nesta semana se pune envolvidos com Cachoeira
"Se o parlamentar mentir, é um problema dele com sua consciência e sua audiência, não com o decoro. Aliás, nada do que o parlamentar diz da tribuna pode ser quebra de decoro", disse.
Ao lembrar o ex-senador Luiz Estevão (PMDB-DF), único cassado pelo Senado até hoje, Demóstenes afirmou que na época criou-se o "mito" de que mentir em plenário é quebra de decoro parlamentar. "A tribuna é inviolável, segundo a própria Constituição. E tentaram colocar isso porque não conseguiram provar nada contra mim, do que fui acusado."
O argumento de que faltou com a verdade no plenário foi um dos utilizados pelo Conselho de Ética do Senado para pedir a cassação do seu mandato. O relator, senador Humberto Costa (PT-PE), também acusou Demóstenes de usar o mandato em nome dos interesses de Cachoeira, especialmente no lobby pela legalização dos jogos no país.
O senador sustenta que não mentiu quando disse que conversou "inúmeras vezes" por telefone com o empresário para discutir "amenidades", por ser seu amigo pessoal. Também reiterou que ganhou presentes de casamento do empresário, sem o objetivo de lhe conceder favores em troca.
"É, no mínimo, exagero caracterizar a amizade como relação de negócios porque foi dado presente. Quem ganhou os presentes nada deu em troca por ter ganho, quem deu os presentes nada ganhou em troca por ter dado."
Andre Borges/Folhapress
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário